Skip to content

Janeiro calmo? Aproveite!!!

13/01/2011

Em janeiro, pelo menos no Brasil, boa parte das pessoas que trabalham saem de férias, a marioria das empresas tem um ritmo mais calmo e as pessoas que ficam no escritório se veem com momentos de calmaria significativos. Espere aí, pensou que eu ia falar para você relaxar? Nada disso, é hora de mão na massa para organizar seu ano, visando terminá-lo com melhorias na sua carreira e na sua vida.

Para começar, tenho certeza de que você está cansado de ouvir falar em network ou networking como um dos pilares de progresso profissional ou uma das bases da busca de um novo emprego. Network é a rede de relações e é patrimônio significativo de um profissional de sucesso. Através dessa rede você poderá buscar apoio em todos os momentos de sua vida profissional e mesmo de sua vida pessoal. Portanto, networking é o ato de conquistar relacionamentos.

Não vou falar aqui sobre como conquistar relacionamentos, porque isso daria um outro post, mas vou falar de um detalhe que muitas vezes esquecemos: a agenda de endereços. Coisa simples, mas você tem o hábito de revisar sua agenda regularmente? A maioria das pessoas não tem. Obviamente se você tem uma secretária eficiente, ela mesma tem a iniciativa de registrar todos os cartões que você recebe em seus contatos. Entretanto, mesmo nesse caso, tem um momento no qual você terá que examinar essa agenda para saber o que ainda é interessante na sua vida.

Passar as informações dos cartões para a agenda é uma tarefa demorada e chata, mas é absolutamente necessária. Se você não tem secretária, faça você mesmo nesses momentos mais calmos. Se puder, classifique as pessoas segundo características que lhe convêm. Por exemplo, separe contatos pessoais de profissionais. Dentro dos profissionais, separe aqueles do seu setor de outros que não têm relação, ou separe aqueles que poderão ser importantes ao seu crescimento profissional daqueles que só poderão ser interessantes na hora em que você mudar de emprego. Enfim, a forma que  você vai classificar seus contatos depende de você e cada um tem o jeito certo de fazer isso.

Além do registro de informações, porém, janeiro é um grande momento para livrar-se do “lixo” e resgatar “joias” perdidas. Faça um levantamento de todas as mensagens ou cartões de Boas Festas que voltaram. Veja pessoas que mudaram de telefone, de email, de endereço. Elimine aquelas cuja direção você perdeu definitivamente, tente recuperar as que forem importantes e passaram por mudanças. Aproveite essa atualização para resgatar uma ou outra relação importante, telefonando ou enviando uma mensagem.  Quando fevereiro chegar, você estará com seu network em dia e com informações que abrirão possibilidades inesperadas. E, certamente, com mais amigos e contatos importantes para sua vida. Boa sorte!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.591 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: