Skip to content

Seu corpo não mente

14/10/2009

linguagemSeu corpo é uma máquina fantástica que, se precisar, se manifesta independente de seu comando. Por exemplo, quando você está trabalhando demais, está emocionalmente frágil, ou outra situação qualquer, a reação pode ser uma gripe, alergia, uma dor nas costas. Mas, isso é assunto para médicos e terapeutas.

O que eu quero falar aqui é sobre a “fala” corporal em situações sociais e de trabalho. Se você tem uma postura ereta, com o queixo levemente erguido, passará uma imagem de confiança em si mesma e de quem sabe o que quer e como vai chegar lá.

Preste atenção para não “fechar” os ombros para a frente, “escondendo” seus seios. Isso deve ter uma explicação freudiana, mas, independente disso,  dá a impressão de que você está assustada. Se não souber o que fazer com as mãos vazias, ponha para trás ou ponha uma na cintura e deixe a outra caída. A mão na cintura é meio teatral, mas depois que você acostuma, faz isso automaticamente e ela ajuda você a manter a postura ereta. Com as mãos para trás, cuidado para não exagerar e demonstrar arrogância.

Se estiver conversando com alguém, não cruze as mãos sobre o peito para não parecer estar na defensiva ou contra as ideias de quem está falando.  Olhe a pessoa nos olhos, não fique desviando o olhar em todas as direções pois seu interlocutor vai achar que você não está interessado nem na conversa nem nele. Não coce ou fique mexendo no nariz, pois tem gente que diz que só fazemos isso quando estamos em dúvida ou, pior, estamos dizendo mentiras. Ah, e sorria, concordando levemente com a cabeca quando as ideias expostas lhe parecerem interessantes.

Existem livros e cursos que ensinam como decifrar as pessoas através de sua linguagem corporal. Você não quer que um desconhecido qualquer fale que você está sentindo isso ou aquilo, mesmo que seja verdade. Portanto, com esses pequenos cuidados, você terá uma postura vencedora e segura que será importante para seu crescimento profissional.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: