Skip to content

Lenços: sempre na moda!

25/11/2009

Recebi de uma amiga um e-mail muito bacana, uma cartilha da Hermès de como usar aquele lenços ma-ra-vi-lho-sos!

A Hermès começou sua história em 1837, pelo comeciante Thierry Hermès. O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter se tornado famosa por dois produtos: lenços de cabeça com motivos eqüestres e a bolsa de couro em forma de trapézio chamada “Kelly”. Esta bolsa deve à Grace Kelly a fama internacional.

Looks modernos e elegantes podem ser montados com as estampas que deixam qualquer uma de nós babando. É só mudar uma amarração e ele de repente vira uma tiara, um cinto ou mesmo uma blusa.

Criatividade é tudo… confira!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Mara Ellern permalink
    12/01/2010 0:58

    Adorei a matéria dos lenços e tenho um depoimento para aguçar a saliva até daquelas que não estão podendo investir nos maravilhosos lenços mencionados.
    Bom, trabalhei em Manaus por oito meses, dentro de uma indústria que requeria que usássemos uma bata por sobre a roupa e um sapato de segurança. Já no primeiro dia tive de me despir de um comportado mas clássico salto 8 e de um blazer de corte impecável que me davam a segurança de expor meu conhecimento e experiência e assim enfrentar uma nova terra e uma nova cultura.
    Lá estava eu, que por anos convivi com executivas que sempre me deslumbravam pelo charme e elegância aparentemente inatingíveis, exposta a um mar homogêneo de aventais brancos e sapatos pretos sem salto que me lembravam os velhos tempos de escola.
    Mas estava lá para brilhar em todos os sentidos, e não queria que esse pequeno desfalque inesperado fosse um empecilho. No segundo dia ao me vestir percebi que a blusinha de seda tão cuidadosamente colocada na mala simplesmente sumia embaixo do avental padronizado. Vasculhei minha mala que tinha num canto algumas echarpes coloridas e coloquei uma no pescoço fazendo um pequeno volume sobre o decote do avental. Voi là! Minha ousadia de usar um lenço mesmo sobre um calor de quarenta graus foi lançada.
    E o charme de deixar escapar displicente uma ponta da echarpe sobre o avental virou uma marca registrada! De repente eu que sempre fui a patinha feia das executivas, virei referencial de charme e ousadia. Estes lenços e echarpes acompanharam fielmente simples camisetas monocromáticas – em sua maioria brancas – durante o trabalho e mesmo nas noites Manauaras, salvando-me por vezes de sistemas de refrigeração mais agressivos.
    De volta a São Paulo, tenho os usado também, ora para disfarçar e tirar atenção dos quilos recém-adquiridos de tanto cupuaçu e sorvete, ora para dar um toque de cor a conjuntos básicos de jeans e camisetas e mesmo blazers e blusas. Só de saber eles que me fizeram sentir charmosa e bem vestida quando mais precisava de apoio, encho-me de autoconfiança e parto para a luta mais decidida, como se vestisse minha armadura para enfrentar àqueles que nos julgarão apenas com 5 segundos de inspeção rápida, sem ter a coragem de nos encarar nos olhos.
    Meninas, espero que usem e abusem dos lenços! E espero que lhes façam tão bem quanto fazem para mim.
    • Usem como cinto sobre o pretinho básico da noite para torná-lo um vestido leve para fim de tarde para uso com rasteirinhas e sapatinhos básicos.
    • Camisas lindas, mas que tem botões muito indiscretos e espaçados? Echarpes amarradas como gravatas sobre elas!
    • Decotes muito ousados para uma entrevista ou reunião de última hora? Lenços estratégicos sobre eles.
    • Sem opção de roupa para o almoço ou lanchinho? Camiseta branca e echarpe bem transada!
    • Os quilinhos a mais diminuirão o guarda-roupa até o fim da dieta? Abuse de echarpes leves usadas displicentes sobre as roupas ou amarradas na diagonal : as cores e o foco dos olhos mudam
    • O cabelo resolveu ser rebelde logo pela manhã? A chuva estragou aquela escova perfeita? Lenço neles.

  2. Simone Sant'Anna permalink
    14/01/2010 21:55

    Olá, Marcela, Maria do Carmo e demais membros da equipe Executivas e Chiques. Parabéns pelo trabalho, pelas matérias sempre oportunas, inteligentes e interessantes. Adorei essa dica dos lenços. Conheço a marca Hermés apenas pela constante menção em editoriais de moda de revistas e programas que versam sobre o mundo fashion e seus ìcones e marcas. Imagino que não seja uma aquisição acessível a professoras assalariadas, entretanto o passo a passo e a sugestão de substituí-los por echarpes, por exemplo, ampliam as possibilidades de uso, não é? Fiquei pensando e me veio uma curiosidade: Qual a medida padrão desses lenços? Posso, por exemplo, comprar tecidos leves com estampas interessantes e fazer (cortar e costurar) como lenços usando-os da forma indicada? Desde já agradeço sua atenção. Abraços e sucesso a todos!

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      15/01/2010 18:01

      Olá, Simone
      Os lenços Hérmès tradicionais, que são a cara da marca e da França, são quadrados, com uma medida de 70cmX70cm. As estampas têm desenhos completos, ou seja estão dentro de uma espécie de moldura (que é a bainha do lenço) e, no geral, têm uma moldura mesmo desenhada. Não é muito fácil achar esse tipo de desenho em um tecido, mas pode ser que você tenha sorte.
      Entretanto, outros tipos de estampas ficam muito bonitas em um lenço ou echarpe. Tenho certeza de que você pode ser criativa e encontrar coisas muito legais. Cuidado com as bainhas, que devem ser muito delicadas para não ficarem pesadas, prejudicando a fluidez do lenço, necessária para que ele não faça muito volume e se adapte às inúmeras hipóteses de amarração.
      Boa sorte e não deixe de nos contar do que conseguiu. Um abraço
      Maria do Carmo e Marcella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: