Um ano cheio de acontecimentos, saída da crise financeira mundial, discussões sobre aquecimento global, quem fica com a sede da Copa, quem cuida da Olimpíada, quem ganha o Campenato Brasileiros (ou os campeonatos), vitórias e derrotas, sonhos alcançados outros adiados, enfim, mais um ano. Alguns dizem que é bobagem, que a passagem de ano não existe, é uma invenção, pois não há outro marco além do calendário, o ar não muda, as cores também, o sol não deixa de nascer no mesmo lugar e a lua está no quarto que deve estar. Sei lá, o fato é que temos a sensação de alguma coisa terminando e outra começando.
É muito bom que assim seja pois temos a oportunidade de parar um minuto para pensar se alcançamos aquilo que desejamos e planejamos no início do ano. Pensar se tivemos o sonho certo, criamos a expectativa realista, se transformamos nosso planos em realidade. Descobrir que, mesmo não tendo alcançado tudo o que desejávamos, temos a oportunidade de tentar outra vez ou desistir e colocar outra coisa no lugar.
O importante, afinal, é que tenhamos coragem e esperança, que acreditemos na nossa capacidade e na capacidade do ser humano em buscar sempre o melhor. E, que somos abençoados com inteligência, saúde, amizade, amor para deixar a vida cada vez mais parecida com nosso sonho.
Feliz 2009.