Boas maneiras – pequenos gestos para um mundo melhor.

O estresse está cada vez fazendo mais vítimas, especialmente em cidades grandes, com problemas de trânsito, pobreza, enchentes, tragédias coletivas. Fica difícil fugir, o dia a dia nos demanda a solucionar problemas muitas vezes insolúveis, temos que sustentar a família, lidar com a competição cruel no trabalho.

Todos esses fatores ainda são acrescidos de momentos desagradáveis, quando cruzamos com gente grosseira, sem consideração ou respeito pelos outros. Portanto, é fundamental que cada um de nós não contribua com atitudes desagradáveis. Boa educação é  necessária, está na moda e é bem vista por quem tem bom gosto. Gestos simples de boas maneiras, pequenas gentilezas podem transformar o dia de alguém e o nosso também.

Respeitar todas as pessoas, por mais humildes que elas sejam é um bom começo, pois respeito pelo outro é uma mostra de caráter e de educação refinada. Cooperar com colegas, amigos ou simples conhecidos pode lhe trazer bem estar e acrescentar bom humor ao seu redor.

Solidariedade deve ser exercitada diariamente para não perder o “jeito”. Discrição é uma atitude chique. Tenha certeza de que é bom não ser conhecida como aquela que fala alto demais, conta para todo o mundo quanto custou seu vestido novo “carésimo” ou é rude com as pessoas mais simples.

Não seja preconceituosa, pois isso é prova de ignorância, intolerância, imaturidade e  falta de flexibilidade. Pedir por favor, agradecer, cumprimentar no elevador ou nos corredores são atitudes que tornam melhor o dia de todos. Um Bom Dia acompanhado de um sorriso vai melhorar o humor de quem recebeu seu agrado. Ninguém peca por excesso nesse quesito, é de graça  e faz bem para quem dá e para quem recebe.

Bem, é difícil fazer uma campanha a favor das boas maneiras que envolvam milhões de pessoas, mas se eu me preocupar em agir assim, você também, cada uma de nós mobilizar uma amiga e cada amiga mobilizar outra, seremos capazes de criar uma corrente de boas maneiras e, de repente, quem sabe, melhoramos um pouquinho o mundo?

Anúncios

Autor: Maria do Carmo Marini

Sou otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Tenho um filho maravilhoso e dois netos inteligentes e lindos. Considero a família – irmãos e irmãs – meu porto seguro. Sou curiosa e apaixonada pela vida, tenho interesse em aprender sempre, adoro gente inteligente e elegante. Amo estudar, saber de coisas novas sempre, adoro viajar, ler, encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Busco sempre saber sobre o que acontece no mundo, me encanto com arte, moda e cinema. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Sou Engenheira Elétrica, vivendo uma nova experiência profissional como Consultora de Carreira e venho trabalhando com Desenvolvimento de Pessoas nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Coaching Pessoal e Profissional pelo IBC e pós graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

8 comentários em “Boas maneiras – pequenos gestos para um mundo melhor.”

  1. Carmo!

    Só eu sei a luta que é para tentar ser mais discreta, sou espalhafatosa (Falo alto, e sempre com as mãos), mas claro que sempre mantenho a educação, essa que é de berço e poucos conseguem conquistar no dia-a-dia.
    Sempre bom ler e reler, sobre atitudes, e claro, se policiar sempre!!!

    Em ambientes mais descontraídos, ok eu posso ser mais EU… agora no ambiente de trabalho… luto o dia todo para ser mais “serena”.

    Beijos

  2. Priscila

    Sei que não tem nada melhor do que uma boa gargalhada, mas não é isso que vai deixar você “mal educada”. O importante mesmo é ter uma atitude de respeito aos outros e ao ambiente em que você está. Tem muita gente que fala baixinho, não faz gestos com as mãos, mas trata mal os mais humildes, por exemplo, ou joga lixo na rua ou estaciona na vaga especial sem precisar. Isso é que é realmente feio.

    Abraços

  3. Boas maneiras, boas práticas, boas atitudes e mais boas ações.
    São as virtudes aplicadas no dia a dia.
    Estudar e prática as virtudes vai ampliar estes estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s