Skip to content

Pequenas pérolas de boa convivência no trabalho: exercite!

02/02/2010

Conseguir uma boa convivência no trabalho não é  fácil. Sempre tem alguém com disposição para fofocar e prejudicar os outros. Não entre nesse jogo de perdedores se você quiser manter sua imagem profissional em alta. Preocupe-se em se preservar, não se envolva em fofocas, não leve e traga assuntos pessoais nem fique pelos corredores reclamando de tudo e de todos.

Cuidado especial deve ser tomado com confidências, pois elas podem cair em ouvidos errados e serem usadas contra você. Fique o mais longe possível das maledicências, finja que não ouviu ou diga que não está interessada. Se for inevitável escutar um fofoqueiro, apenas ouça, não explicite sua opinião sobre o assunto e, principalmente, não passe adiante. Não seja você a alimentar ainda mais essa rede predatória.

Preste atenção para que os fofoqueiros de plantão não usem você como tema de suas maldades. Se isso acontecer, peça ajuda às pessoas que realmente a conhecem e podem garantir sua integridade. O melhor jeito de enfrentar a maledicência é tendo credibilidade.

Não use a fofoca para se promover, pois mais cedo ou mais tarde essa atitude vai se voltar contra você.

Se a casa caiu, você brigou com mãe, marido, filhos antes de ir para o escritório, não desconte nos colegas e subordinados. Gente de mau humor é muito chato e as pessoas vão fugir de você. Eu sei que a vida não é fácil, e que em determinadas situações fica quase impossível fingir que está tudo bem, mas faça um esforço, pois seus colegas e superiores podem achar que se você não é capaz de lidar com seus  problemas pessoais, não está  preparada para enfrentar os  da empresa.

Coisa dura de aturar é puxa-saquismo e autopromoção em excesso. Você pode adorar seu superior, a secretária do presidente, a amante do chefe, mas cuidado para não passar dos limites ao agradar essas pessoas. Claro que você tem de deixá-los satisfeitos, porque isso pode ser importante para sua carreira, mas não abuse. Não use sua relacão com as pessoas influentes para prejudicar deliberadamente ninguém e, principalmente, não invente qualidades para elas só para agradá-las.

Receber um elogio pelo trabalho que outra pessoa fez e ficar quieta ou mesmo roubar a idéia de alguém é uma demonstração de falta de caráter.  Sempre dê crédito a quem o merece, isso só vai atestar que você é ética e séria em sua vida profissional. A recompensa virá, tenha certeza.

Bem, atitudes corretas, mesmo que pequenas, vão construindo gradativamente sua imagem de profissional séria, ética e competente. Não deixe de apostar nelas pois são fáceis e produzem grandes resutados.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 02/02/2010 12:08

    Oi.
    Descobri seu blog atravez da revista VOETRIP..
    gostei muito, e fiquei super interessada no seu livro..
    ainda sou um pouco nova, mas adoru esses assuntos..rsrs
    como faço pra conseguir seu livro??
    parabens pelo blog.

  2. MariaH A. Carneiro permalink
    24/03/2010 19:25

    Olá,

    Descobrir seu blog através de um video que vi no ESTADÃO ON-LINE, ADOREI AS DICAS QUE PASSOU, ACHEI VC MUITO SIMPÁTICA E ELEGANTE. vOU SEMPRE CONSULTAR SEU BLOG.
    UM GRANDE ABRAÇO
    MARIAH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: