Skip to content

Você sabe o que quer na sua carreira profissional?

09/02/2010

Tenho me deparado com diversas pessoas infelizes no trabalho, que se queixam de ser continuamente obrigadas a trabalhar além da hora, a assumir tarefas além da sua disponibilidade de tempo, enfim, de viverem num quase inferno. Confesso a vocês que já passei por momentos semelhantes e, na época, não me dei conta da situação e da minha obrigação em mudá-la.

Agora, que me dedico a outro tipo de trabalho, que estudei um pouco mais sobre as pessoas e suas carreiras, consigo visualizar o quanto eu poderia ter feito para viver melhor, ser mais respeitada e, quem sabe, não passar por algumas desilusões com a humanidade. O principal componente desse momento em que nos deixamos “explorar”, “abusar” (sei lá, existem diversos termos para definir), é que realmente não sabemos o que queremos da nossa carreira. Ficamos cegos, por um tempo, sem tomar um rumo, minando nossa autoestima, aceitando falta de respeito, com medo de tomar uma atitude e perder o emprego, o salário, a identidade.

Pois bem, raramente essas pessoas conseguem manter o emprego muito tempo. Quem não se faz respeitar fica frágil, dá a impressão de incompetência e de falta de alternativas. Vi acontecer várias vezes e nunca é bonito. A pessoa sai arrasada, tem que resgatar sua história, buscar suas competências sem saber bem onde as deixou.

Tomar uma atitude, muitas vezes não implica em arrumar uma briga, entrar na sala do chefe e dizer umas verdades. Significa muito mais, parar para refletir sobre o que queremos e como podemos fazer para obtê-lo. Parar, pensar aonde quer chegar, quais as atitudes a serem tomadas para mostrar sua capacidade de trabalho, para conquistar respeito e atenção. Fazer uma lista organiza as ideias, procurar ajuda profissional é bom, buscar suporte e colaboração de colegas e amigos pode ser muito positivo. Mas, antes de tudo, precisa haver a decisão de sair da estagnação, ir em busca do futuro e daquilo que você tem direito. Não tem uma expressão: “Sacode a poeira e dá a volta por cima”? Bem, se essa é a hora, não deixe para depois.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: