Relacionamento no escritório: facilite para todos I – Especial para o pessoal da Genzyme

Para obter uma boa convivência no trabalho, coisa  importante, em especial para quem pretende construir uma carreira sólida, uma das primeiras atitudes é ter cuidado para não ferir os sentimentos de alguém ou mesmo os seus. Lembre-se que vida corporativa traz todo o dia diversas armadilhas.

Trabalhar com uma pessoa de quem você não gosta é complicado, portanto fique longe, se possível. Seja sempre educada com ele ou ela e, coisa difícil, tente não comentar com todos o quanto você a detesta. Alguém pode prejudicá-la, tirando proveito dessa situação.

Da mesma forma, se você for colega de trabalho de uma grande amiga, cuidado para não causar ciúmes em outros colegas. Não fique conversando com ela sobre os programas maravilhosos que fizeram juntas e nem combinando a ida à próxima balada. Esses assuntos devem ficar entre vocês,  não tem nada a ver com o trabalho.

Outra coisa a destacar é que, por mais intimidade que você tenha com seus colegas, escritório não é lugar nem para piadas de mau gosto e muito menos para palavrões pesados. Também não é lugar para falar mal do marido, do namorado ou da cunhada. Deixe seus assuntos pessoais para falar com amigos fora do trabalho.

Caso você inicie um namoro com alguém da empresa, seja discreta, mas não esconda o fato. Evite apelidinhos melosos tais como fofo, lindinho, neném, gatinho etc. Cuidado com bilhetinhos e emails amorosos, pois podem cair em mãos estranhas e serem usados contra você. Deixe  beijos, abraços e outras manifestações para depois do expediente e tenha cuidado para não deixar seus colegas constrangidos.

Se seu novo amor for seu chefe, e vocês dois não tiverem compromisso com ninguém, é melhor que um de vocês peça transferência de departamento, pois o romance pode comprometer o trabalho, criar confusões e queixas de seus colegas contra você e contra ele. Na hora da promoção ou de um aumento por mérito, sempre vai ter alguém para duvidar da isenção de seu chefe-namorado.

Anúncios

2 Comments

  1. Olá, Maria do Carmo. Ótima matéria ! Utilíssima para quem não deseja “escorregar” no ambiente profissional e manter o mínimo de polidez, discrição e civilidade nas relações de trabalho, preservando a intimidade da vida pessoal. Parece simples mas é bastante comum o clima desconfortável e os desafetos no trabalho por conta desses pequenos deslizes. Melhor evitá-los, com certeza! Parabéns e um abraço a você , sua equipe e todos que , como eu, acompanham o blog.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s