Skip to content

Conselhos de comportamento para profissionais liberais

17/02/2010

Profissionais liberais não sofrem o mesmo tipo de pressão que aqueles que trabalham em grandes empresas. Isso não significa que a competição seja mais fácil e construir uma reputação na área é tão ou mais difícil quanto atingir o ápice numa carreira corporativa. Para obter sucesso e vencer essa competição é necessário investir em dois itens fundamentais, a competência técnica e a competência social.

A competência técnica você adquire na faculdade, nos cursos de especialização, com participação nos eventos setoriais que discutem o desenvolvimento da área à qual se dedicou, aprendendo com os novos casos. Então, cada profissional liberal deve ter conhecimento de toda a terminologia básica corrente na sua área, das complexidades relativas aos clientes ou pacientes e das técnicas mais modernas aplicáveis à sua especialização. Literalmente, a propaganda sobre suas habilidades é feita boca-a-boca.

Como você já sabe tudo sobre competência técnica, vou falar mais em competência social que deve ser associada à sua imagem para que você se destaque entre seus pares. Competência social falta a muita gente boa e até aqueles que sabem, muitas vezes esquecem de pequenas coisas, pressionados pelo dia-a-dia cada vez mais duro.

Algumas pessoas podem até achar que ser sociável, preocupar-se com saber comportar-se em qualquer ambiente, estar atento à aparência são coisas fúteis. Tem gente que confunde autenticidade com descuido com a aparência, por exemplo. Esse é um engano que pode muitas vezes custar um cliente ou paciente que poderia fazer diferença na sua carreira e no seu sucesso.

Se você, por exemplo, trabalha com a saúde das pessoas, quer passar uma imagem de eficiência, higiene total, serenidade, segurança. Se um de vocês vai para o consultório ou mesmo a uma festa, vestido com roupas sujas, mal cuidadas, se não sabe falar direito, é grosseiro, vai associar sua imagem à sua capacidade como profissional.

Então, vamos começar por falar em elegância. Elegância, diferentemente do que muita gente pensa, não é usar roupas caras, de grifes badaladas. É, mais do que tudo, ser bem educado e ter boas maneiras em qualquer ocasião. A primeira coisa que alguém precisa saber se pretende ser elegante é que deve respeitar todas as pessoas, por mais humildes que elas sejam. Respeito pelo outro é uma mostra de caráter e de educação refinada, e o retorno sempre virá. Da mesma maneira, se você quiser sentir-se bem com você mesmo e fazer com que as pessoas ao seu redor também se sintam, não deixe de ser cooperativo  e solidário. Ser ético é essencial, da mesma forma que fazer um bom uso da fala e das ferramentas de comunicação pode levá-la longe.

Seja discreto, não seja aquele ou aquela conhecida por falar alto demais, fazer fofoca, dar escândalo nos corredores. Você pode se destacar por ser  bonita, inteligente, bem vestida, ou porque fez um trabalho maravilhoso, ganhou um prêmio por bom desempenho. Isso é ótimo para qualquer um. Nunca esqueça, porém, que má fama cola nas pessoas e depois é difícil livrar-se.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: