Skip to content

Dicas para tornar seu currículo mais interessante

01/03/2010

A entrevista de emprego é um momento que pode mudar sua vida para melhor ou deixá-la no estado em que ela se encontra por um tempo que você não gostaria. Ela é muito importante e vou fazer posts a respeito em diversas ocasiões. Entretanto, antes que ela aconteça, você precisa conseguir marcá-la.

Para abrir as portas de uma empresa e interessá-la em contratar você, é preciso que alguém faça alguma recomendação ou você esteja respondendo a um anúncio que procura alguém com seu perfil profissional. O currículo é um instrumento importante para mostrar que você pode ser aproveitável e até importante dentro da empresa. Existem muitas sugestões para preparar o currículo e sobre as informações que devem estar necessariamente explicitadas nele.

Entretanto, além daquilo que é obrigatório, alguns itens podem acrescentar qualidade ao seu perfil profissional. Se você trabalhou em empresas de grande porte, especialmente multinacionais que exigem uma relação com outros países, não deixe de destacar. Grandes empresas, geralmente, exigem muita flexibilidade, capacidade de tratar com pessoas de temperamentos muito diversificados e problemas que incluem mais variáveis. Se forem multinacionais ainda acrescentam a possibilidade de interagir com outros países e culturas, aumentando a flexibilidade do profissional. Claro que um incompetente poderá ter todas essas características em seu histórico profissional e não ter nenhuma dessas qualidades, mas isso um bom entrevistador vai perceber numa rápida conversa.

Quase tão destacável quanto ter trabalhado numa empresa com essas caraacterísticas é ter trabalhado em um prestador de serviços  para elas. Todas as qualidades que mencionei ontem poderão ser adquiridas nas diversas interações entre empresas contratante e contratada e, consequentemente por você. Portanto, não deixe de mencionar

Mais importante ainda, se você é executivo, agregue dados relativos aos resultados, melhorias ou lucros obtidos pela empresa com sua colaboração. Às vezes, os profissionais têm dificuldade em preceber os ganhos que produzem para a empresa, mas um bom consultor de carreira é capaz de ajudar a buscar essas informações em você. Ou, se isso não combinar com seu perfil ou você não quiser investir dinheiro nesse tipo de ajuda, faça um exercício vindo dos resultados da empresa até a área que você gerencia, buscando a parcela de seu trabalho que contribuiu para isso.

Bem, espero que você aproveite essas dicas e que elas o ajudem na sua busca de um novo e bem sucedido emprego.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: