Skip to content

Romance no escritório é bom mas tem suas regras

12/03/2010

Romances no escritório acontecem em todas as empresas. Existem até teses a respeito, algumas avaliando muito positivamente esse tipo de situacão. Entretanto, para você que está protagonizando uma dessas histórias, é importante saber como se lidar com a situação e como comportar-se nessas circunstâncias. Caso você inicie um namoro com alguém da empresa, seja discreto, mas não esconda o fato. Entretanto, evite apelidinhos melosos tais como fofa, lindinho, neném, gatinha, etc. Cuidado com bilhetinhos e e-mails amorosos, pois podem cair em mãos estranhas e serem usados contra você. Deixe beijos, abraços e outras manifestações físicas de carinho para depois do expediente. Tenha cuidado para que suas demosntrações de amor não deixem seus colegas constrangidos.

Se seu novo amor for seu ou sua chefe e vocês dois não tiverem compromisso com ninguém mais, sejam felizes! Mas, é melhor que um de vocês peça transferência de departamento, pois o romance pode comprometer o trabalho, criar confusões e queixas de seus colegas contra você e contra ele. Seja como for, vai prejudicar a carreira de um ou do outro. Você ou ele/ela vai ter que fazer essa escolha, seja para preservar você mesma ou ele/ela.

Mesmo que você seja uma gata ou um gato e seu/sua chefe esteja disposto a ajudar na sua subida em razão do namoro ou coisa que o valha, atenção: não deixe de cuidar de seu lado profissional, pois se  o namoro terminar, você estará sozinho enfrentando uma matilha furiosa de lobos. Isso porque namorar o chefe, em si, já cria muitos inimigos. Se ela ou ela forem casados e o romance for “clandestino” então nem se fala. Todo mundo vai tentar agradar você enquanto o romance durar, querendo usar sua influência para detonar os desafetos. Mas certamente, estarão dizendo pelas suas costas que você só chegou aonde chegou em razão do romance e não por qualquer mérito que tenha. Aí, quando o romance chegar ao fim e você estiver lá no fundo do poço, com o coração partido e a moral abaixo da sola do sapato, TODOS vão dizer: Bem feito! E se você não se preocupou em mostrar sua capacidade e eficiência antes,  sofrerá, agora, as penas do inferno. Portanto, se você decidiu que vai ter uma carreira profissional bem sucedida, invista em conhecimento e eficiência sempre.

Há também a versão contrária, que é muito comum entre as mulheres: namorar  o chefe e transformar-se em uma escrava exausta e mal remunerada. Acredite, eu já vi isso acontecer mais de uma vez. Algumas mulheres, quando apaixonadas pelo chefe, trabalham muito mais que os outros funcionários, pois essa é uma maneira de estar mais tempo com o objeto do seu amor. Cuidado! Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, alguns chefes usam essa paixão para ter, à disposição, uma subordinada com dedicação acima da média, e, assim,  abusam dessa disponibilidade passando mais tarefas, buscando apoio psicológico gratuito ou até mesmo ajuda para enfrentar as  intrigas internas da empresa.

Pense muito bem se não é esse o seu caso, pois você corre o risco de, na hora da promoção ou do mérito, ser deixada de lado e ainda ter de ouvir do seu ídolo:  “seus colegas vão achar que estou privilegiando você porque temos um caso…”. E você cansada, cercada de inimigos, ainda terá de  aturar sua colega, não tão eficiente quanto você, contando feliz, a todos, sobre o aumento de salário ou a promoção que recebeu. Ninguém merece, não?

Bem, se você está apaixonado, aproveite, seja feliz mas sem descuidar do crescimento de sua carreira. Espero que esse romance se transforme numa vida inteira em comum.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: