Skip to content

Entrevista de emprego exige cuidado com a aparência, rapazes

30/03/2010

Sair em busca de um novo emprego é sempre uma tarefa complexa, que exige preparo psicológico além de preparo técnico.  É difícil conter a ansiedade, o desejo de ser bem visto e avaliado, a apreensão com a possibilidade de não agradar. Ainda que o emprego não seja aquele que você realmente está desejando, que você não vá trabalhar lá, você simplesmente deseja que a empresa queira tê-lo em seus quadros, quer saber que interessa a ela.

Entre os inúmeros detalhes que influenciam a decisão de um recrutador, sua imagem pode ser determinante para ser aceito ou não.  Claro que imagem inclui atitude e discurso, mas inclui também a maneira que você está vestido. Vestir-se de acordo com o seu perfil e o cargo que você está buscando é um item que o selecionador vai avaliar e considerar, tenha certeza. Portanto, você deve estar atento a esse detalhe.

As empresas têm culturas diferentes e os profissionais que são atraídos a elas precisam ter alguma afinidade para não viver em conflito quando estiverem trabalhando juntos. Portanto, você não vai estar sendo muito violentado ao adequar seu jeito de vestir ao perfil da empresa para a qual deseja trabalhar.

Se você for para uma entrevista numa empresa conservadora, não espera – e nem deseja – que as pessoas trabalhem de bermudas e chinelos, certo? Então, vá usando uma boa camisa, calça social, sapatos e meias escuros, um bom cinto e, se tiver, um paletó. Se estiver buscando um cargo executivo, não deixe de ir de terno e gravata. Não precisa ser um terno carésimo, apenas elegante. Os mesmos cuidados devem ser tomados com sapatos e cintos.

Para buscas em empresas menos formais, um jeans até é aceitável se seu paletó for de bom corte e bom tecido, sua camisa bem alinhada. Use gravata para ficar mais elegante, mas tenha cuidado para que ela seja discreta. Pode usar um sapato esporte, mas recomendo que você não vá sem meias.

É fundamental que suas roupas e sapatos estejam limpos e bem cuidados. Pontas descascadas são demonstração de desleixo e contam pontos negativos para você. Seu cabelo deve estar com um bom corte, pois cabelos desgrenhados, caspas, oleosidade não são bem vindos. Sua barba deve estar feita e suas unhas aparadas e limpas, pois você não é um playboy que pode se dar ao luxo de bancar o “desarrumado” ou “desleixado”.

Você deve cheirar bem, portanto desodorante é obrigatório, perfumes e outros complementos são bem vindos. Tenha o maior cuidado com mau hálito, pois ficar meio nervoso e com a boca seca antes da entrevista pode produzir mau hálito mesmo que você não esteja habituado. Leve no bolso um spray para melhorar o hálito e use antes de entrar na sala. E, boa sorte na sua entrevista!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 07/04/2010 11:00

    Muito oportuna a matéria, de fato o cuidado com a aparência é importante, recentemente entrevistei uma candidata com excelente currículo, experiência adequada, porém lhe faltava um dente.
    Apenas complementando, nem sempre o candidato consegue, à distância, avaliar o grau de formalidade ou informalidade de uma empresa para saber como deve ir trajado, até porque existem empresas informais, mas existem áreas formais, como a financeira e jurídica. Minha experiência de selecionador diz que, em caso de dúvida neste quesito apresentação, é sempre melhor errar para mais do que para menos, de modo que para os homens, um traje social básico (nada de usar aquele smoking do casamento!) é o mais aconselhável.

  2. marcos permalink
    28/05/2012 19:20

    e seremos todos felizes para sempre !!
    empresas que buscam profissionais bem vestidos é coisa do passado
    ,eu mesmo tenho cabelo grande,barba, e só vou trabalhar com camisetas de banda.
    onde trabalho a empresa se preocupa com o funcionário e não com a roupa que ele usa.
    esse tipo de empresa está ficando para trás no mercado …visão é o que importa ….

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      29/05/2012 16:37

      Que bom, Marcos. Eu diria que você trabalha numa empresa muito avançada e informal. A realidade, entretanto, tem bastante restrições na maioria das empresas. Para o bem ou para o mal…

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: