Fim do relacionamento: como não levar para o escritório

Seu casamento acabou, você decidiu se separar e sair de casa. A impressão que você tem é que o mundo desabou sobre sua cabeça, a mágoa, a tristeza e a sensação de fracasso tomam conta de seus pensamentos. Você fica desanimada até para comer e, no entanto, a vida continua, você tem que ir trabalhar. Muito bem, mesmo com o coração partido, levante já da cama, arrume-se o melhor que puder e vá enfrentar essa situação.

Avise seu chefe sobre sua separação. Se você tem uma boa relação com ele, diga que você vai precisar de um pouco de compreensão nos primeiros dias em que  estará mais vulnerável. Não transforme seu drama em tema de debates nos corredores. Se achar que não é capaz de disfarçar sua mágoa, peça um dia de licença para se recompor. Se puder,  antecipe alguns dias de suas férias e chore, xingue tudo o que puder em casa para não deixar seu sofrimento atrapalhar sua carreira.

Comunique a mudança de endereço e o novo telefone para a secretária do setor, sem revelar detalhes. Se algum colega for seu amigo e você quiser desabafar com ele, faça isso em uma sala fechada ou, melhor, saia para almoçar junto ou vá tomar um café na esquina. Nada de ficar chorando no ombro dele no corredor ou numa sala com paredes de vidro onde todo mundo pode ver vocês dois.

Se sua reação à separação for querer mostrar que nem liga e ir correndo para a balada sem pensar, cuidado para não se envolver com alguém do escritório apenas para curar a dor de cotovelo. Quando você estiver mais sereno e descobrir que ainda é cedo para um novo romance, vai magoar a outra pessoa. E, se continuar no emprego e ela também, vai ter que conviver diariamente, ficando numa situação difícil.

Enfim, se você se separou, provavelmente precisará muito mais do seu emprego agora. Imagina perder seu parceiro ou parceira e ainda perder o emprego. Existem limites para a quantidade de perdas que podemos sofrer ao mesmo tempo. Faça os esforços que puder para não ter que enfrentar mais uma perda pois suas chances de recuperação se multiplicarão.

Anúncios

Autor: Maria do Carmo Marini

Sou otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Tenho um filho maravilhoso e dois netos inteligentes e lindos. Considero a família – irmãos e irmãs – meu porto seguro. Sou curiosa e apaixonada pela vida, tenho interesse em aprender sempre, adoro gente inteligente e elegante. Amo estudar, saber de coisas novas sempre, adoro viajar, ler, encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Busco sempre saber sobre o que acontece no mundo, me encanto com arte, moda e cinema. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Sou Engenheira Elétrica, vivendo uma nova experiência profissional como Consultora de Carreira e venho trabalhando com Desenvolvimento de Pessoas nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Coaching Pessoal e Profissional pelo IBC e pós graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s