Skip to content

Cuidados com a pele podem melhorar muito sua aparência – pele mista

05/07/2010

Voltando à questão da pele (você certamente viu o post anterior que trata da pele oleosa, certo?), gostaria de falar um pouco da pele mista, ou seja, aquela que tem partes oleosas e partes secas. Eu tinha dito que a pele oleosa era a mais difícil? Errei, a mais difícil é a mista porque mistura dois tipos e exige cuidados redobrados.

Na pele mista, a oleosidade se instala na zona T (testa, nariz e queixo), os poros ficam dilatados, mas as outras áreas são secas.  Você deve usar cosméticos que equilibrem essas características que são opostas. Para limpar, por exemplo, use loções leves ou mousses que não são agressivas. O hidratante tem que ser oil free e o filtro deve ser um gel-creme. Se sua pele fica irritada e vermelha quando você usa algum produto para controlar a oleosidade na zona T, fuja de componentes irritantes como álcool e ureia.

Manchas aparecem muito facilmente nesse tipo de pele e são relacionadas ao sol. As morenas têm manchas marrons, com maior concentracão de melanina e as claras ficam com muitas sardas. Use filtros solares fluidos e com alta proteção UVA e UVB. Bons produtos para clareamento dessas manchas contêm arbutin (hidroquinona estabilizada de alto poder despigmentante) e ácido kójiko (substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol). Prefira usar para limpeza da pele aqueles produtos que controlam a oleosidade sem ressecar.

Passou dos 50 e ainda mantém a oleosidade na zona T, mas as áreas mais ressecadas estão flácidas e com marcas de experssão? Olhe, sua pele precisa de mais hidratação, mas não aceita bem produtos gordurosos, portanto preste atenção na hora de comprar. De qualquer forma, não deixe de escolher um limpador suave. Use antiaging que inclua retinoide (ácido retinóico que estimula a formação de colágeno novo, responsável pela distenção e elasticidade da pele).

O ácido retinóico clássico (manipulado ou já pronto como Retin-A, Retinova ou Vitanol), apesar de ser antigo, ainda é o melhor tratamento para foto-envelhecimento, manchas senis e asperezas que aparecem na pele. Quando você começa a usá-lo ele pode irritar sua pele. Se isso acontecer use uma noite sim e outra não, até que esteja mais acostumada. Só então use todas as noites. Se você pretende tomar sol, não use o creme dois dias antes pelo menos, pois o sol pode manchar sua pele. Seu filtro solar também deve ter um componente anti-envelhecimento que, além de proteger, ajuda a segurar o processo de perda de elasticidade da pele.

Repetindo o que falei no post anterior, essas dicas falam de produtos encontráveis em farmácias e perfumarias, para aquelas que não têm tempo ou dinheiro para frequentar regularmente um dermatologista. Espero que ajude, pois uma pele bem cuidada dá um up significativo à aparência de qualquer uma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: