Skip to content

Gerenciamento de carreira: o papel do Coach

27/09/2010

Se você quer gerenciar sua carreira em vez de deixar nas mãos da empresa em que trabalha ou do destino, saiba que isso vai exigir algum esforço e disciplina de sua parte. Para começar, defina os objetivos que pretende buscar. Coisas concretas, tais como chegar a diretor de marketing em três anos, ganhar um salário de R$20.000 em quatro anos, trabalhar fora do país numa multinacional de primeira linha em um ano ou outra coisa que faça você sentir-se realizado.

Para ter maiores referências de que está com os objetivos corretos, relacione-os também a ganhos pessoais que poderão vir junto. Por exemplo, quando você estiver ganhando R$20.000 poderá comprar sua casa de praia ou aquele carro importado para sua esposa ou seu marido. Quando estiver trabalhando numa multinacional no exterior poderá conhecer muitos novos lugares, que é um sonho da sua vida. Isso vai concretizar verdadeiramente quais serão seus ganhos e animá-lo ainda mais a buscar atingir seus objetivos o mais rápido possível.

Se você tem dificuldades em definir os objetivos ou está em dúvida sobre sua capacidade de atingi-los e não consegue resolver, busque ajuda de profissionais especializados. Um desses profissionais é o Coach. O Coaching é definido como um processo que visa elevar a performance de uma pessoa, grupo ou empresa, descobrindo potencialidades adormecidas para aumentar os resultados positivos.

O Coaching utiliza metodologias, ferramentas e técnicas, dentro de um processo de parceria e construção conjunta entre o Coach  e o cliente, o Coachee. O Coach é o profissional que pode ajudar você a obter mais realizações e  atingir melhores resultados em sua vida profissional e até mesmo na sua vida pessoal. Ele concentra-se no ponto em que você se encontra no momento, acompanha na projeção do seu objetivo no futuro e direciona você na definição das ações que o levarão a esse objetivo.

Através de metodologia que utiliza perguntas precisas e observações pontuais, ele faz com que você descubra e implemente as soluções necessárias para conquistar seus objetivos. Além disso, ajuda-o a entrar em ação de forma efetiva e focada, a potencializar seus pontos fortes e trabalhar naqueles menos destacados.

O processo utiliza reuniões, que podem ser semanais ou em periodicidade diferente se for conveniente para você, num número definido no início, mas com possibilidades de mudança. Ao final, você terá maior clareza em relação aos seus objetivos, aos seus pontos fortes e àqueles que precisam de um reforço e um caminho definido para ir em direção ao seu futuro desejado.

Fechado esse ciclo de encaminhamento, você pode definir um programa de acompanhamento (uma sessão mensal, ou bimensal ou na periodicidade que vocês acharem ideal) para discutir resultados e, se for necessário, correções na viagem. Tome cuidado com uma coisa apenas: coaching está na moda e muitas pessoas estão se aventurando e oferecendo o trabalho, sem terem a formação e a experiência necessárias para lidar com assunto tão importante. Preste atenção e escolha alguém com formação e experiência.

Sociedade Brasileira de Coaching

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: