Skip to content

Mulheres – o eterno conflito entre vida pessoal e profissional

07/10/2010

Hoje pela manhã, a convite da Silvia De Tomaso, presidente do Núcleo de Decoração e proprietária da Itaarte, estive fazendo uma palestra para um grupo encantador de mulheres, empresárias ou dirigentes de lojas de decoração de São Paulo. Entre outros, um dos temas discutidos foi o eterno conflito entre vida pessoal e profissional. Por que ainda não resolvemos? Sob o risco de me repetir, levanto a discussão novamente.

As maiores inimigas das mulheres profissionais são as próprias mulheres. Elas até hoje não conseguem se libertar da necessidade de desempenhar perfeitamente todos os papeis impostos pela sociedade. Então precisam ser excelentes profissionais, grandes anfitriãs, mães dedicadas, esposas e amantes prontas a dar todo o suporte para os maridos ou namorados.

Conseguir o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal é muito difícil, especialmente se você for uma empresária, que tem nas mãos – e nas costas – as responsabilidades pelos resultados do negócio, pelos funcionários, pelas decisões estratégicas da empresa e muitos outros detalhes. É complicado demais você ter uma reunião com o gerente do seu banco na mesma hora em que precisa buscar seu filho na escola. Ou receber uma ligação “urgente” da sua filha adolecente que brigou com o namorado quando está numa reunião para exigir melhor desempenho de seus funcionários.

Obviamente eu não tenho todas as receitas para resolver isso, mas posso dar algumas dicas. Em primeiro lugar, aceite que você não precisa ser perfeita em tudo. Faça escolhas: você é uma empresária de sucesso? Se ainda não chegou ao ponto de ter uma governanta para administrar sua casa, pode diminuir os jantares para convidados mais formais, por exemplo. Pode não comparecer a todas as festas da escola do seu filho. Escale marido, mãe, pai para ajudar. E não fique cobrando deles atitudes iguais às que você teria. Abra mão do poder de ter as coisas feitas do seu jeito. Isso só vai sobrecarregá-la.

Pense naquilo que você quer da vida para você: quer trabalhar menos? Quer ganhar mais dinheiro? Quer ter mais prestígio profissional? Você determina a direção da sua vida. Nessa direção, você concentra seus maiores esforços.

Ser uma anfitriã famosa por jantares fantásticos provavelmente vai fazer com que você use seu tempo buscando cozinheiros, floristas, copeiros, ou que você aprenda a fazer grandes arranjos florais e tenha que sair em busca das mais lindas flores da cidade. Certamente não combina com alguém que tem que tocar um negócio, fazer com que ele tenha rentabilidade, treinar funcionários. Da mesma forma, se você decidir que quer ser uma mãe presente na vida dos seus filhos 24 horas por dia, sete dias por semana, vai ter que dispensar o trabalho e cuidar apenas disso. Ambas são escolhas válidas e papeis importantes.

Se você escolher ser uma profissional de sucesso, no entanto, vai ter que abrir mão de ser tão boa nos outros papeis. Vai ter que descobrir o valor de liderar uma equipe, criar oportunidades de trabalho para outras pessoas, ter uma atuacão significativa no cuidado com o meio embiente, enfim, descobrir o valor de todas as consequências do seu trabalho. E não se importar se alguém disser que você só encontra os amigos no restaurante, que não conhece a sua casa… E daí?

É fácil falar, mas fazer é difícil. Exige disciplina, convicção. Todas nós tendemos a ser super mulheres, o que nos faz sofrer, ficar cansadas e precisar cada vez mais dos terapeutas e dos cirurgiões plásticos. Entrettano, já é hora de deixar de ser old fashion e assumir atitudes mais modernas, mais relaxadas, mais serenas e viver melhor.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: