Skip to content

Comportamento feminino: falta muito para estarmos no topo?

20/12/2010

Outra noite fui jantar com uns amigos num restaurante bacana. Fiquei impressionada com a quantidade de “jantares corporativos”, aqueles que um grupo pertencente a uma empresa reserva uma mesa grande para comemorar o fim de ano. Podem ser os executivos de uma determinada diretoria ou mesmo os executivos de uma empresa inteira ou pode ser simplesmente um departamento não muito grande, de forma a não ser necessário fechar um espaco exclusivo do restaurante.

Fiquei observando os diversos pecados de comportamento, principalmente das mulheres. Não sei o que acontece nesses momentos mas muitas das mulheres – mais do que os homens -, resolvem mostrar um lado atirado, liberado de todas as inibições, um lado que provavelmente não mostram no dia a dia do escritório. Os homens também ficam mais relaxados, mais sedutores, mas no geral ficam a espera das ofertas femininas que, lamento ter que reconhecer, virão.

Nessa noite vi, mais uma vez em diversos momentos, aqueles pecados imperdoáveis que podem abalar inclusive uma carreira. Um deles era a moça com uma roupa completamente transparente, se insinuando para todos. Outro, a moça que não conseguia ficar sentada no seu lugar e ficava levantanto para vir cochichar no ouvido de um e de outro. A sensação era de que os rapazes ficavam nos seus lugares enquanto ela ia de um em um se oferecendo. Outra convidava os rapazes para fumar do lado de fora, na porta do restaurante, reunindo uma turma que atrapalhava quem queria entrar ou sair, onde ela era a atração com piadas pesadas e fofocas.

O pior foi ver alguns dos homens se esquivando das “predadoras”, tentando sair fora de  uma abordagem que, no dia seguinte poderia ser motivo de piada. Fiquei meio envergonhada por todas as mulheres que têm atitudes que as diminuem, que as fragilizam. Não consigo entender porque, num momento em que elas estão alcancando tantas posições importantes não apenas no mercado de trabalho, mas no mundo inteiro, existem ainda aquelas que continuam reproduzindo comportamentos de submissão e dependência da atenção masculina a qualquer custo.  Sonho com o dia em que a dignidade feminina será incontestável em todas as mulheres e espero que 2011 seja mais um ano em que possamos dar passos de gigante nessa direção.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Carmen Trevisan permalink
    04/01/2011 8:23

    Carmo querida, Otima descricao daquilo que aqui na Noruega chamamos de “Mesa Natalina”. Costume que se repete anualmente no mes de desembro.Todas as companhias promovem uma festa de um jeito ou de outro. O comportamento e como voce escreveu tao bem. Aqui como o costume ja e antigo, os comportamentos que nao toleram a luz do sol, ficam rotulados e escondidos :”bebi demais” e tudo fica perdoado.
    Um abraco ca do frio.

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      07/01/2011 8:23

      Olá, querida amiga

      Obrigada por me visitar aqui. Não esqueça que você prometeu contar como é um Natal em Oslo, onde você vive. Passou mais um, mas não perdi a esperanca de ter sua história de Natal aqui. Fica para o próximo. Beijos

  2. osley permalink
    23/01/2011 22:41

    E verdade que as mulheres precisam de liberdade em todos os sentidos, emocional… tambem a liberdade de se comportar como cada um quer, nao e ditada como no querer de movimentos feminista; nada contra, mas ha sim comportamentos deprimentes de mulheres que se veste de forma ascintosa, provocativa; enfim sem comentarios. Mas a questao e de que as mulheres presian enteder que precisam sim dos homens, nao porque os homens sao os veteras, nao… nao.. porque o que vejo, e de movimentos que disem que as mulheres podem ser e ser mas “sem compentencia” por que ?

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      26/01/2011 14:32

      Olá, Osley
      As mulheres, como os homens, podem e devem ser tudo que desejam, bastando para isso buscar seus sonhos, preparar-se para obter o sucesso, ter atitudes coerentes com o que procuram. Comportamentos inadequados vê-se aos montes, tanto de mulheres quanto de homens, mas a verdade é que o comportamento feminino ainda é mais “visível” do que o comportamento masculino. Como vivemos numa sociedade que traz resquícios de machismo, muitas vezes o mesmo comportamento inadequado de um homem é tolerado enquanto que o de uma mulher não é. De qualquer maneira, mulheres e homens precisam uns dos outros, se complementam tanto do ponto de vista pessoal e emocional quanto profissional. Características femininas somadas às masculinas tornam uma equipe de trabalho mais forte e preparada para enfrentar os desafios diários da vida corporativa. Obrigada pela sua visita. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: