Skip to content

Que impressão você dá às pessoas com quem conversa? I

09/02/2011

Estou lendo um livro muito interessante chamado “A primeira impressão é a que fica”. As autoras, Ann Demarais e Valerie White, são fundadoras da empresa First Impressions, Inc, que ajuda as pessoas a descobrirem a impressão que causam no primeiro encontro. O livro é bastante interessante, com análises e conselhos comportamentais que ajudam as pessoas a se apresentar de uma maneira que produza maior simpatia e boa vontade.

Enfim, decidi partilhar alguns pontos aprendidos com essa leitura. Em primeiro lugar, segundo as autoras, existem sete princípios básicos para causar uma boa impressão. Ser acessível, demonstrar interesse pelo outro, ter uma conversa agradável, mostrar quem você é, cuidar da dinâmica da conversa, mostrar seu ponto de vista e usar bem as sutilezas são os princípios básicos de uma primeira impressão positiva. Mudei um pouco os conceitos porque não concordei com tudo o que elas falam, mas de qualquer maneira, a inspiração veio delas…

Vou falar aqui do primeiro deles que é ser acessível, dar abertura para que outras pessoas cheguem a você. Sabe aquela situação na qual você  está em uma festa, por exemplo, e consegue “estabelecer um contato” com outra pessoa, mesmo sem conhecê-la? É disso que estou falando. Para tanto, sua postura deve ser aberta ao ambiente, você pode sorrir ou encorajar outros a falar com você, antes mesmo de dizer qualquer coisa. Jeito entediado, aborrecido, não encorajará outras pessoas a se aproximar de você.

Quando você sorrir ao encontrar alguém, dará a impressão de ser amigável, positivo, simpático, agradável. Todo mundo gosta de uma pessoa assim. Se você não sorri, pode parecer desinteressado ou frio e não pensativo ou sofisticado como você quer acreditar. Claro que, sendo um cara normalmente sério, não vai querer ficar rindo à toa, mas sorrir apenas com os olhos faz um efeito muito bom, também. Se você é adaptável ao ambiente em que se encontra, se demonstra estar à vontade entre as pessoas, vai passar a imagem de seguro e acolhedor. Ser simpático e amigável na  festa do seu chefe é tão importante quanto comportar-se bem na festa da faxineira da empresa, que deve tê-lo convidado como uma deferência especial.

Pessoas bem arrumadas, que gostam da própria aparência passam uma imagem de saúde e confiança. Não pense que esse conceito é algo que depende do bom ou mau gosto das pessoas. Estou falando de cabelo, barba para os rapazes, cabelo, unhas e maquiagem para as moças, claro, roupas limpas e bem passadas, sapatos limpos e sem ponta descascando ou salto gasto, tenha você um estilo esportivo ou clássico ou qualquer outro.

Se você toma a iniciativa de apresentar-se e apresentar outras pessoas deve ser um cara habilidoso, seguro socialmente, descontraído. Não é todo mundo que tem facilidade para agir assim, portanto, tire vantagem da sua capacidade nessa área, você vai ganhar pontos. Se, ainda, convidar os outros a se juntar a você e a seu grupo, vai acrescentar boas impressões, pois vai ser considerdo simpático e acolhedor.

Para completar seu arsenal de boas atitudes, inicie a conversa falando de assuntos atuais, aqueles que estão sendo discutidos por todo mundo. Tome cuidado para não entrar em temas mais polêmicos, como futebol, religião e outros que produzem defensores ou detratores apaixonados. Não vá falar mal de um time qualquer e ter um torcedor na roda que pode começar uma discussão desagradável e fazer seu sucesso ir por água abaixo, certo? Resumindo, com pequenos cuidados você vai criar a fama de ser uma pessoa interessante e agradável.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Moema permalink
    09/02/2011 11:44

    Prezada Maria do Carmo,
    Em complemento a essas dicas, outra que considero fundamental: cuidar da linguagem corporal. Relaxar o corpo e descruzar os braços; aproximar-se da dinâmica corporal do outro; harmonizar-se com quem conversa a partir do contexto gestual, ainda que discorde do conteúdo; são pequenas coisas que também fazem toda a diferença.

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      09/02/2011 12:58

      Certamente, Moema, suas dicas são preciosas. Voltarei a falar no assunto, acrescentando-as e ampliando as informações. Obrigada por ter visitado Executivas & Chiques e colaborado conosco. Espero vê-la sempre aqui. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: