Skip to content

Administre seu tempo e diminua o stress

23/03/2011

Todos nós estamos sujeitos ao stress, seja qual for nosso tipo de vida. Acredito que mesmo aquelas pessoas que estão com a vida resolvida, pararam de trabalhar e decidiram só curtir têm seus momentos. Claro que um momento ou outro de stress não chega a prejudicar a saúde de ninguém, mas quando essa se torna uma condição constante na vida, pode ser altamente nociva para a saúde. Esse é o caso da maioria dos executivos que eu conheço, sejam eles do início ou do topo da administração, em empresas grandes ou pequenas, isso não importa.

Você encontra muitos conselhos para evitar o stress, do tipo equilibre o tempo que dedica à sua vida pessoal com o que dedica à profissional. É um ótimo conselho, mas quem  é capaz de fazer isso realmente, quem tem espaço para trabalhar de nove a seis e voltar para casa em 2o minutos, sem trânsito, ou sair para um happy hour com os amigos, para jantar com a mulher ou o marido, ir à festinha do filho, ou outras atividades familiares? Muito poucas pessoas, especialmente nas cidades grandes. Então, precisamos ter algumas coisas em mente para diminuir a pressão, mesmo que levemos essa vida louca.

A primeira coisa a fazer para administrar melhor seu tempo e evitar um pouquinho do stress é ser capaz de atacar as tarefas importantes em primeiro lugar, mesmo que algumas urgentes precisem ser deixadas de lado. Muitas vezes o que é urgente não tem a menor importância e cuidar dele vai fazer você perder um tempo produtivo que poderia ser aproveitado em alguma coisa que o ajudasse a melhorar sua vida. Outras vezes, o urgente mas não importante, não precisa exatamente de você para resolver, pode ser feito por outra pessoa. Delegue!

Mesmo tarefas urgentes e importantes devem ter prioridade. Se você não tem o poder de estabelecer o que é prioritário, discuta com quem tem, seu chefe. A alternativa é não dar conta e ter que discutir com ele depois que não conseguir dar o retorno esperado. Aí, as explicações serão complexas e, muitas vezes, não vão adiantar. Nunca aconteceu de você não dar conta e, ao saber, seu chefe perguntar porque não avisou antes? Acredite, acontece com muita gente.

Em seguida, seja realista com os tempos programados para suas tarefas especialmente tenha cuidado com o tempo que fica frente ao computador. Não adianta dizer que vai levar meia hora para responder seus emails se normalmente você leva duas. Se precisar fazer isso num tempo menor para caber dentro do seu dia, aprenda a eliminar aquilo que não interessa antes de responder àquelas mensagens que realmente exigem sua atenção. Deixe bobagens para ver no fim de semana, se tiver um tempo livre.

Aliás, o computador é um grande ladrão de tempo. Quando você estiver fazendo um trabalho que exija maior atenção, não interrompa para checar seus emails ou navegar nas redes sociais. Acredite, cada vez que você faz isso, perde a concentração e precisa “religar” ao voltar. Se alguém muito interesante estiver querendo papo no Facebook, por exemplo e você tiver trabalho a fazer, peça para esperar.

Para seu trabalho, use todas as ferramentas modernas de divisão de tarefas com outros profissionais envolvidos. Delegue o máximo de itens que puderem ser executados por outras pessoas, compartilhe informações e arquivos de maneira a abrir a possibilidade de colaboração on line. Principalmente não se envolva em trabalhos que não precisam de você.

Finalmente, gaste o tempo que sobrar não apenas para curtir sua vida pessoal, mas principalmente para crescer na carreira se esse é o seu plano. Invista também em cursos e viagens, compareça a eventos nos quais seu network pode ser aumentado, faça novas relações com pessoas que podem ser interessantes ou importantes para sua vida e carreira. O stress será menor e você muito mais produtivo.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: