Skip to content

Entrevista com Teresa Vernaglia, presidente da AES ATIMUS

04/04/2011

Cláudia Reis, diretora de Comunicação e assessora de imprensa de Executivas e Chiques, fez essa ótima entrevista com Teresa Vernaglia. Teresa é engenheira elétrica, presidente da AES Atimus, empresa de Telecomunicações do Grupo AES Brasil e é um exemplo de como uma executiva pode ser competente e chique. É casada e tem um filho de 5 anos, Gabriel.

E&C: Você administra uma empresa majoritariamente masculina.  Como é ser uma mulher de destaque nesse setor?

Teresa: Sou engenheira de formação, e na minha turma de quase 100 alunos, as mulheres não passavam de 10. Por isso desde muito cedo estou habituada a trabalhar em ambientes majoritariamente masculinos. Sempre lidei muito bem com isto, talvez por estar menos ligada ao gênero e mais em estar com pessoas comprometidas e que têm prazer naquilo que fazem, assim como eu.

E&C: Você  já sofreu algum tipo de preconceito em algum momento  de sua carreira?

Teresa: Sou muito focada nos meus objetivos e defendo com segurança e determinação o que desejo. Talvez por isso  não tenha observado os sinais, as “entrelinhas”  do preconceito, que imagino certamente aconteceram.  Como sempre consegui o que busquei como profissional, isto acabou ficando em segundo plano, foi irrelevante. Esta é minha experiência pessoal,  minha forma de lidar e operar em ambientes muitas vezes adversos. Mas  não  há  dúvidas, o preconceito  existe  e se manifesta de diversas formas, comprovadas em pesquisa recente do IBGE. A despeito de terem maior nível de escolaridade as mulheres em todas as profissões, raças e classes socias, têm salários inferiores ao dos homens. Este é um fato.

E&C: Todo  executivo precisa administrar seu tempo. Como a senhora administra o seu? Como concilia o trabalho de alta executiva com os cuidados com a família e o papel da mãe de um menino pequeno?

Teresa: Esta não é uma tarefa fácil, conciliar trabalho e vida particular, quando temos que atuar em diferentes papeis: a mulher, a esposa, a mãe, a filha, a irmã, a amiga…..    Mas é possível  buscar o equilíbrio. Ter um marido que entende a dinâmica da vida executiva e que curte ser pai, ajuda muito a coordenar a logística e o nível de stress. Ter a disciplina de encontrar espaço para se cuidar, ajuda a manter corpo e cabeça em forma. Por mais cansada que esteja, e por mais dinâmico que sejam os horários de trabalho, sempre encontro espaço para a atividade física semanal. Ter uma personal que fica no seu pé é fundamental. Encontrar, pelo menos uma vez por mês, com os amigos e jogar conversa fora, ajuda a carregar as energias. Reservar espaço no ano para viagens com a família e o maridão é fundamental. Procuro também sempre convidar amiguinhos de meu filho para “festa do pijama” lá em casa. Eles adoram, e nada é mais gratificante do que ver seu filho feliz. Ou seja, é necessário ter disciplina, e saber a hora de desligar o BlackBerry.

E&C: Mulheres executivas são melhores líderes que os homens? Quais as características femininas que dão vantagem – ou não – às mulheres nesse papel?

Teresa: Acredito que a competência é do indivíduo e não atrelada ao sexo ou raça. O que ajuda a mulher é sua habilidade natural de fazer muitas tarefas e ter diferentes papéis ao mesmo tempo. Isto ajuda na coordenação e priorização daquilo que precisa ser feito, uma característica relevante na vida corporativa.

E&C: Dê algumas dicas para ser uma profissional de sucesso.

Teresa: Gostar do que faz, ter conhecimento do ambiente em que atua, capacidade de adaptação, se atualizar continuamente, saber o que quer, ter foco e capacidade de realização além é claro, de um pouco de sorte.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: