Skip to content

Casual Day ou Day of Terror?

13/05/2011

Sexta-feira, Casual Day nas empresas… Essa invenção americana, adotada por muitas empresas brasileiras nos últimos tempos, tem transformado alguns ambientes de trabalho num verdadeiro “pesadelo fashion” ou num Day of Terror, mesmo que nem todas as sextas-feiras sejam sexta-feira 13.

A intenção do Casual Day foi dar a oportunidade aos empregados que trabalham normalmente vestidos de uma maneira formal terem um dia mais descontraído, mais informal. Iniciativa muito interessante, porque terno e gravata ou tailleur preto e salto alto podem cansar demais. Mas, certamente o Casual Day não foi inventado para que as pessoas sejam desleixadas e vistam-se como se fossem para a academia ou o clube.

Está certo que, se você é muito jovem, em início de carreira, pode até ser mais arrojado na sua escolha. Os rapazes podem arriscar um tênis, se ele for mais alinhado e de cor bem discreta. As meninas, nem pensar em usar tênis, a menos que seja uniforme. Jeans rasgado, lamento mas não tem vez, mesmo que seja de uma grife de primeira linha. Entretanto, tirando os jeans destroyed, outros são bem vindos, mesmo que com uma camiseta simples, sem estampas ou frases espirituosas, por favor. Se puder usar um paletó ou um cardigã para arrematar o look, fica ótimo.

Obviamente, se você tem um cargo executivo, quanto mais alto for, menos você poderá arriscar na informalidade. Por exemplo, uma diretora ou chefe de departamento com um jeans boyfriend fica informal demais, enquanto que uma estagiária pode usar, desde que os complementos tragam um ar mais arrumadinho. Os rapazes, por mais que amem aquele moletom da faculdade, devem deixá-lo guardado carinhosamente no armário até sábado pelo menos.

Mulheres podem usar sapatilhas e até uma sandália mais aberta, mas rateirinha, convenhamos, é própria para passear no shopping ou usar nas férias. Homem de sandália no escritório devia dar cadeia, não tem jeito, é muito ruim. Minissaia continua fora de contexto no trabalho, portanto não é o fato de o dia permitir uma certa decontração que derruba essa regra, da mesma forma que a barriga de fora ou o cofrinho aparecendo.

Deixar de fazer a barba para ser informal também é um horror e qualquer outra coisa que dê a impressão de desleixo é imperdoável, mesmo que você seja apenas estagiário. Bermudas são proibidas e camiseta sem manga ou do time de futebol favorito também. Ah, os gordinhos devem deixar a calça com elástico para o fim de semana também e cinto é obrigatório em calca que têm presilhas para ele.

Enfim, não deixe que o Casual Day prejudique sua imagem elegante e fina. Seja informal, mas não esqueça que está em ambiente de trabalho e que as regras de discrição continuam aplicáveis.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 15/05/2011 18:31

    Oi Maria, adorei o seu blog. Cheguei nele através do seu depoimento no Let’s Network Together. Concordo plenamente com você. As pessoas subestimam a força que tem a aparência. “Casual” não significa desleixado. Não importa a área em que se trabalhe, a forma como nos vestimos, comunica quem somos. É uma ingenuidade achar que as pessoas que trabalham com você não reparem na forma como você se veste. Falo muito sobre isso no meu blog e o “vestir bem” independe da faixa etária, do porte físico e da classe social.
    Parabéns!
    Sabrina Kim

    • Maria do Carmo Marini permalink*
      16/05/2011 14:05

      Oi, Sabrina, gostei muito de conhecer você. Obrigada por visitar meu blog e, principalmente, por comentários tão bacanas. Temos muitas coisas em comum, provavelmente. Vamos tentar nos ver mais vezes e alinhar esses pensamentos. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: