Skip to content

É informação demais!!! Como administrar tudo isso?

25/05/2011

Se você tem em comum comigo essa curiosidade imensa em saber de tudo o tempo inteiro, então fica viajando na Internet, assina jornais e revistas, compra outro tanto na banca, além de livros, filmes, cursos… De repente percebe que não está dando conta de ver e aprender tudo. Frustrante, não? Lamentavelmente não temos tempo ou cérebro para reter toda a informação que nos fascina e queremos ter. O pior é que muitas vezes nos damos conta que perdemos tempo e espaço em nosso hard drive com coisas que não são absolutamente úteis ou interessantes para nossa vida.

Bem, a única maneira que vejo para lidar com essa situação é estabelecer uma certa disciplina, de tal forma a aproveitar melhor a oferta ilimitada de conhecimento. Em primeiro lugar, defina prioridades de acordo com seus interesses principais. Por exemplo, se seu momento profissional é de crescimento, está buscando um lugar de gerente ou diretor, obviamente informações ligadas a liderança eficiente e criativa devem estar na sua lista de assuntos importantes. Se está no final da carreira corporativa e pensando em ter sue próprio negócio, todos os assuntos relacionados a empreendedorismo, administração, finanças são importantes.

Certamente você deve deixar espaço para aqueles assuntos de seu interesse pessoal, por exemplo, esportes ou viagens. Também precisa considerar com atenção aqueles ligados aos relacionamentos, mesmo que seu foco seja somente profissional. Sua rede de contatos sempre é importante, então redes sociais e profissionais têm seu lugar no seu dia-a-dia. Entretanto, escolha quais pessoas dessas redes realmente são importantes e interessantes, não precisa seguir todo mundo no Twitter para estar conectado com o mundo.

Reserve horários para acessar emails, conversar no Facebook, ler revista, livros, jornais e outras fontes de informação. O Twitter traz muita informação on line, portanto deixe seus contatos do Facebook para um horário definido, por exemplo. Se você assiste a um jornal da TV não precisa ouvir o do rádio ou ler o da Internet. As revistas semanais trazem um resumo da semana que passou, inclusive emitindo opiniões, mas você não precisa saber de todas.

O mais importante, entretanto, é fazer boas escolhas quando se tratar de sua formação. Antes de se inscrever em um curso, pense bem em quanto esse curso vai contribuir para melhorar algum ponto fraco do seu currículo. Avalie o quanto você irá utilizar esse novo conhecimento para implementar seus projetos.  Especialmente, não decida fazer um ou outro curso baseado no que seus colegas têm de formação adicional à sua. Comparar-se o tempo todo com os outros pode lhe trazer angústia e insegurança. Busque o que é bom para você, independente do que os outros achem importante para eles.

Bem, tudo isso exige reflexão e disciplina. Eu, mais do que ninguém, sei o quanto o conhecimento é algo tentador e viciante, aliás sofro desse vício em sua forma mais aguda. Entretanto, se você não controlar, isso poderá se transformar em um problema para sua vida. Cuide-se e seja cada vez mais feliz e bem sucedido!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 27/05/2011 16:21

    Muita informação, de fato! Em vez de ajudar prejudica! O cidadão comum ávido de novidade, às vezes; fica atormentado! Atormentado pelo fato: Se você têm uma tecnologia e não sabe dispoonibilizá-la prá que? Não seria de modo algum gratificante. Que nem o que ocorre; e está ocorrendo na Capital de São Paulo! A marcha da maconha? Issso não leva a nada. Se em boas condições de saúde, física e mental; já não é fácil, imaginem entorpecer-se?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: