Skip to content

Reinvente-se, você pode!!!

07/06/2011

Chegou aquele momento em que você cansou do que faz, decidiu que é hora de investir em maior qualidade de vida, mais tempo dedicado a família, saúde e lazer, hora de fazer coisas que lhe tragam maior prazer. Está certo, você tem direito, mas sei que será difícil ficar sem fazer nada. Acostumado como está a ter milhares de atividades e responsabilidades, o ócio total pode ser um peso descomunal.

Talvez existam alternativas mais interessantes como por exemplo, buscar uma nova carreira, onde sua dedicação possa ser grande, mas não exija que você trabalhe durante tantas horas ou, mesmo que você trabalhe bastante, alguma coisa que realmente lhe dê prazer em fazer. Sabe como é, quem se diverte trabalhando não cansa nem se estressa tanto. Enfim, essa é a hora de você se reinventar, portanto faça isso de uma maneira que lhe traga mais benefícios.

A primeira coisa a fazer é descobrir o que você gostaria de fazer, onde você realmente poderia usar sua energia de uma forma produtiva. Obviamente, você precisará ter algum preparo para desempenhar seu novo papel. Vai ser difícil ser chef de um restaurante se você nunca passou perto de uma cozinha, certo? Faça alguma pesquisa sobre sua área de interesse, se puder faça até uma espécie de estágio num trabalho semelhante ao que busca, enfim descubra o que lhe falta de formação ou habilidade para que você possa desempenhar bem sua nova função. Se precisar de capacitação, não tenha dúvidas, vá buscá-la, pois com capacitação você vai sentir maior autoconfiança.

Obviamente você precisará construir um discurso que inclua seu passado na sua nova escolha, ou seja, mostre que sua carreira anterior não foi um erro, mas buscar uma nova é consequência das esperiências que sua vida profissional lhe trouxe. Não deixe que alguém pense que você não sabe o que quer da vida, tenha certeza de que, ao começar seu novo trabalho as pessoas consigam ver coerência entre o que você fazia e o que está fazendo. Voltando ao exemplo do chef, você pode demonstrar que sempre se interessou por cozinha, costuma cozinhar para os amigos e ter muito prazer nisso, de forma que sua mudança de profissão foi o resultado de um processo que se desenvolveu em muitas etapas durante sua antiga vida profissional.

Atualize todos os contatos com sua rede de pessoas conhecidas, apresentando seu novo papel. É interessante fazer uma lista das pessoas que poderão ser úteis na sua nova profissão e enviar emails contando sobre sua “reinvenção”. Não use emails coletivos, é melhor gastar um tempinho maior e fazer mensagens individuais, pois você poderá pedir conselhos, recomendações ou apresentações. Se puder, envolva-se em projetos que tenham relação com a sua nova área, mesmo que no início eles não sejam muito lucrativos, pois é uma maneira de expor suas novas habilidades e fazer contatos na nova área.

Uma grande ajuda pode vir de artigos em jornais ou revistas, palpites em discussões na Internet, palestras em seminários ou encontros da área. Lembre-se que você precisa mostrar seu valor, sua capacidade na nova área, pois você precisa ser conhecido novamente. Certamente aquelas qualidades pessoais que o destacaram na sua profissão anterior serão lembradas e somarão pontos positivos ao seu novo “eu”. Não deixe de insistir em mostrá-las, podem ser a chave para abrir portas importantes.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: