Skip to content

O básico da aparência no trabalho

31/08/2011

Muitas pessoas me perguntam sobre a maneira de usar o cabelo, a maquiagem, a roupa mais conveniente para trabalhar. Obviamente essa questão envolve diversos itens e tanto pode ser assunto para um pequeno post aqui como pode ser tema de uma discussão ampla, um workshop, um curso. Tudo é uma questão de quão detalhada será sua abordagem.

Simplificadamente, a regra é simples: discrição é o primeiro mandamento. O segundo é cuidado básico com você inteira (ou inteiro, já que vale para ambos os sexos). Passe sempre a impressão de que gastou tempo e atenção com sua aparência, sem escorregar para o excesso de parecer que é só isso que importa.

O cabelo deve ser curto ou comprido? Preso ou solto? Pode ser de qualquer um desses jeitos desde que seja limpo e penteado. Estar penteada o dia inteiro é difícil, especialmente no verão. O apelo da presilha simplinha arrematando sem cuidado é muito grande, tanto para evitar o calor quanto para não ter o cabelo caindo no rosto. Então, se você for prender o cabelo, tenha o cuidado de ter sempre uma ou mais presilhas bacanas na sua gaveta. Em vez de prender descuidadamente, gaste dois minutos no banheiro fazendo um arremate legal, que combine com seu estilo de rosto e dê a impressão de ter sido planejado. Até um lápis pode ser uma presilha legal se você tiver o cuidado de arrumar seu cabelo com um pouco de estilo.

As unhas devem ser curtas ou longas? Esmalte vermelho pode? As novas cores são bem vindas? Eu prefiro unhas curtas sempre, mas a maioria das mulheres gosta de unhas compridas. Acho unhas curtas mais fáceis de manter limpas, o que é fundamental. Se você é adepta de unhas longas, use-as assim, mas tenha certeza de que elas estão sempre limpas. E, se possível, mesmo mantendo-as compridas, não exagere. Gosta de esmaltes vermelho ou coloridos? Muito bem, só tenha cuidado para não deixar com pontas descascadas. É horrível e dá uma forte impressão de descuido, que é mais evidenciado pelos esmaltes de cores fortes.

Maquiagem é necessária? O que é recomendado para o trabalho? Realmente um pouco de maquiagem é obrigatório. Cara lavada não é sinal de autenticidade, apenas de falta de saber lidar com os pontos fortes e fracos de seu rosto. Uns poucos toques de maquiagem podem “dar acabamento” a seus olhos, seu rosto, sua boca, ressaltando seus melhores pontos e disfarçando aqueles não tão bons. Obviamente não é bom exagerar, nada de pintar tanto seu rosto que dê a impressão de que vai a uma festa. Pó ou base, rímel, blush e batom são suficientes. Um risquinho de lápis no contorno dos olhos define melhor os limites e pode ajudar. Nada de sombras coloridas, cílios postiços, blush demais, mas isso nem preciso recomendar, não?

A roupa mais conveniente para trabalhar depende muito de seu ambiente de trabalho. Empresas mais conservadoras não veem com bons olhos roupas espalhafatosas, por exemplo. Transparências são muito perigosas e dificilmente caem bem em ambiente de trabalho. Da mesma forma, não são bem vistos decotes pronunciados e saias muito curtas ou calças muito apertadas. Se você é sexy, não exagere ao mostrar sua sensualidade, seja sutil, pois escritório não é lugar de sedução. Mais importante que tudo é ter suas roupas passadas e limpas e sem qualquer problema com bainhas ou falta de botões. Nesse quesito, discrição ainda é a melhor pedida, deixe para exagerar em outros momento da sua vida.

Bem, por enquanto abordei o básico, mas estou sempre disposta a ampliar a discussão. Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 01/09/2011 19:07

    Como vc escreveu curto, justos e decotados NUNCA!!! O post ficou muito bom, parabéns…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: