Skip to content

Networking eficaz exige esforço

28/09/2011

Uma boa rede de relacionamentos é essencial para ajudar um profissional a desenvolver sua carreira e a ter melhor desempenho no trabalho. Mesmo do ponto de vista pessoal, uma rede certa pode trazer mais tranquilidade e até mais qualidade de vida. Investir na criação e manutenção dessa rede é fundamental para que você possa contar com a ajuda da pessoa certa no momento certo.

Você não precisa se relacionar com um número tão grande de pessoas, tem que se relacionar com aquelas que lhe deem apoio e lhe tragam desafios capazes de fazê-lo crescer como profissional e como ser humano. Não adianta você conhecer um monte de gente, pois isso pode levá-lo a se dispersar tanto que não vai conseguir dar e receber o melhor delas. Nem adianta você cultivar apenas os maiores expoentes, as maiores lideranças sociais ou setoriais, pois isso pode até mesmo gerar resistência entre seus pares e subordinados, prejudicando o apoio que você espera e precisa deles.

As pessoas que o ajudam a ampliar sua influência, que contribuem para aumentar seus conhecimentos, que abrem sua cabeça a novos horizontes são aquelas que você precisa ter em sua rede. São pessoas oriundas de várias áreas, de diferentes níveis hierárquicos, com visões diferentes da vida, da empresa, do trabalho. Se você se relaciona apenas com seus colegas próximos, que vivem a mesma realidade, está limitando a possibilidade de achar novas maneiras de lidar com situações do dia-a-dia. Se você incluir em seus relacionamentos aqueles que têm diferentes perspectivas e valores, vai se abrir a lidar com os problemas de forma nova e, possivelmente mais eficiente e menos estressante.

Inclua em seus relacionamentos quem lhe traga informações amplas sobre o comportamento do mercado no qual você atua, que lhe conte sobre melhores práticas, sobre as inovações atuais. Acrescente quem pode lhe dar apoio, ajudá-lo a buscar recursos novos, aumentar sua influência nos círculos certos. Sobretudo, inclua gente com energia positiva, que tem entusiasmo, que vê oportunidades mesmo nos momentos de crise, que abre espaço para suas ideias. Fuja dos negativos, que sugam sua energia, vivem reclamando, criticam tudo e todos, têm raciocínio inflexível, não mostram interesse pelos outros e não são capazes de abrir portas para outros crescerem.

Não esqueça também que, para desenvolver melhor sua carreira, você precisa de bem estar e qualidade de vida, portanto tenha colegas e amigos que o ajudem a se recuperar quando você “quebra a cara”. Busque estar perto de quem valoriza seu trabalho e que valide sua opinião. Lembre-se de ter por perto quem o chama para viver plenamente, gente que convida você a relaxar e melhorar seu bem estar físico, emocional e espiritual.

Criar uma rede eficiente não é tão difícil quanto parece. Mesmo que você mantenha relação com muitas pessoas, tenha um “núcleo” com o qual contar e para o qual você direciona a maioria de seu tempo, sua atenção e seu esforço. Analise seus relacionamentos e classifique-os conforme o que eles podem lhe trazer. Defina quem que lhe traz informações e conhecimento, apoio pessoal, influência, desenvolvimento pessoal e técnico, energia, valor e equilíbrio entre trabalho e vida profissional. Depois de fazer essa análise, procure diminuir a influência e o tempo com pessoas que não lhe tragam benefícios. Se perceber que faltam relacionamentos que possam lhe trazer um ou outro benefício, vá atrás, busque formas de trazer essas pessoas para sua vida. Tente conectar pessoas de sua rede com suas metas pessoais e, finalmente, descobrir se está usando de maneira correta os seus relacionamentos. Veja se quem é útil em uma coisa não pode ser útil também em outra, por exemplo, alguém que lhe traz conhecimentos pode trazer também influência na empresa.

Coloque mais energia naquelas relações positivas e não esqueça de compartilhar seus conhecimentos, sua capacidade e sua influência para fazer os outros crescerem também. Seja generoso, pois pessoas generosas sempre acabam por receber de volta sua capacidade de compartilhar, abrir oportunidades e ajudar aos outros. Networking, afinal, é a arte de estabelecer, manter e aproveitar contatos para fazer de você um profissional e um ser humano melhores.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. eronaldo charles permalink
    28/09/2011 20:35

    muito bom mesmo, gostei do site e agora vou ser fã. e colocar em pratica as dicas muito boas….Parabéns..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: