Skip to content

Pequenos detalhes que fazem diferença no seu currículo

03/11/2011

Provavelmente você está satisfeito no lugar onde trabalha, certo de que a empresa também está feliz em tê-lo na posição em que está. Entretanto, nunca podemos ter certeza de que as coisas não vão mudar de uma hora para outra. Mesmo que no momento você não pense nisso, é bom estar preparado para o que der e vier. Longe de mim querer assustá-lo, mas a empresa pode sofrer mudanças na política interna, você pode sofrer algum desapontamento que o empurre para a porta de saída, enfim, de repente se vê na difícil situação de ter que sair para o mercado e buscar outro emprego. Portanto, seja cauteloso, mantenha seu currículo sempre atualizado, seus contatos à distância de um telefonema ou email e terá uma boa parte do caminho andado.

Tratando de currículo, ele não é apenas algumas páginas de informações sobre onde você estudou ou trabalhou, ele precisa mostrar quem você é e do quê é capaz. Ele tem que informar sobre o que você aprendeu não apenas nos cursos que fez, mas principalmente através de suas experiências de trabalho e de vida. Também tem que deixar clara a maneira com que você usou seu conhecimento para trazer benefícios para as empresas nas quais trabalhou.

Você precisa demonstrar que teve e pode ter sucesso ao enfrentar situações novas, deixando claras sua flexibilidade, sua criatividade e sua capacidade de enfrentamento de problemas. É claro que, na entrevista, você terá oportunidade de demonstrar mais efetivamente essas características, afinal, falando, gesticulando, sorrindo, interagindo tudo fica muito mais fácil. Mas, o que vai abrir a porta para sua entrevista é aquilo que você escrever no seu currículo, é o que vai provocar a curiosidade de um potencial contratante sobre a contribuição que você poderá trazer para a nova empresa. Vale a pena ter cuidado!

Esqueça cursos de qualificação que você fez visando somente melhorias momentâneas numa empresa, mesmo que isso tenha lhe trazido um ou outro ganho de salário ou posicão. Ressalte aqueles que contribuiram claramente para a evolução coerente da sua carreira, pois é importante que suas iniciativas de obtenção de mais conhecimento estejam dentro de uma lógica de evolução. Evolução profissional e pessoal, não se esqueça.

Se você fez cursos de pós-graduação, MBAs, mestrados ou doutorados, lembre-se que eles só vão ajudá-lo a conseguir uma posição melhor se forem parte de um conjunto que inclui, principalmente a habilidade de utilizar o conhecimento adquirido. As empresas esperam que você traga melhores resultados para elas com esses diferenciais de qualificação. Mostrar que você fez cursos extras, especialmente aqueles que demonstram sua capacidade em superar suas dificuldades de formação, é importante para um contratante, pois dá a certeza de que você vai enfrentar os desafios da nova posição com determinação e coragem.

Enfim, ao deixar seu currículo pronto para as surpresas que a vida lhe reserva pode ser a diferenca entre enfrentar o novo com maior segurança ou ficar tentando saber quem você realmente é.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: