Você sabe o que é Coaching?

Muitas pessoas falam sobre Coaching atualmente. Profissionais de diferentes formações e background estão prestando este serviço. Existem aqueles realmente sérios mas outros são menos responsáveis e se aventuram porque acham que é fácil, não exige muito conhecimento específico ou técnica. É lamentável, mas acontece. Portanto é bom você saber um pouco sobre o assunto, assim poderá conversar com seu potencial Coach de uma maneira mais segura.

Captura de Tela 2013-09-11 às 11.20.11O Coaching é um processo que visa melhorar a performance de um indivíduo, aumentando os resultados positivos que ele possa obter, através de metodologia, ferramentas e técnicas de efeito estimulador. É uma consultoria, individualizada ou em grupo, que visa potencializar o nível de resultados positivos em uma ou mais áreas da vida da pessoa. O Coach leva a pessoa a buscar uma nova percepção e um novo entendimento de si mesmo e das circunstâncias, alternativas e opções que ela tem, mobilizando suas potencialidades e neutralizando suas fragilidades no sentido de obter maiores e melhores resultados em suas realizações e conquistas.

Um Coach deve, em primeiro lugar, ser qualificado no assunto por uma escola reconhecida. Um psicólogo, por exemplo, só deve prestar esse serviço após ter o curso, pois a forma de abordagem do Coaching é diferente daquela que os terapeutas normalmente usam. Da mesma forma, minha opinião pessoal é que um Coach profissional deve ter alguma vivência de trabalho para ser capaz de perceber as situações pelas quais o cliente pode estar passando.

O Coaching ajuda naqueles processos que têm um fim em vista. Não é para um acompanhamento de longo prazo, uma série de sessões para a vida inteira. No máximo, após o término do processo, o Coach poderá fazer uma reunião mensal ou bimensal para acompanhar o progresso dos planos específicos gerados no processo.

O Coaching ajuda a pessoa a reconhecer e usar suas qualidades, competências e habilidades, identificar e superar suas fragilidades e alcançar o que está buscando. Ele o conduz ou ajuda a planejar o atingimento de suas metas, seja na vida, na sua carreira ou na sua equipe.

Esse post foi publicado em Carreiras - Construção e Transição e marcado , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas há dez anos, trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo. Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo, nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s