10 dicas para ser um Leader Teacher

Ser responsável pelo trabalho de uma equipe, por sua produtividade, seu desenvolvimento e sua realização não é tarefa para qualquer um. É necessário ter aptidão, vontade de ser um bom líder e desenvolver habilidades específicas que vão muito além de dar ordens e vê-las cumpridas. O velho conceito de chefe, aquele que não dialoga, não ouve opinião dos subordinados, não cuida do desenvolvimento das pessoas, está tão defasado da realidade quanto um senhor feudal.

Os líderes atuais precisam ter não apenas conhecimento técnico mas, sobretudo, comportamental. Precisam ser perceptivos, conhecer profundamente suas forças e fraquezas e como utilizá-las para lidar com a equipe, além de ter sensibilidade em relação ao significado do comportamento dos outros. Obviamente é necessário que tenham conhecimento do negócio em que estão inseridos e em como os acontecimentos políticos e sociais interferem no desempenho de sua empresa. Nem preciso falar que, apesar de parecer estar fora de moda, devido aos escândalos diários que nos agridem, ser ético é fundamental, da mesma maneira que livrar-se de preconceitos e de velhos paradigmas que não fazem mais sentido. Uma boa capacidade de negociação para estabelecer parcerias e influenciar pessoas, mesmo aquelas que não lhe são subordinadas, pode ser o ponto que fará a diferença para o sucesso do time inteiro.

Flexibilidade para mudar de rumo é um ponto primoroso e ser um Leader Teacher pode trazer a excelência para sua equipe. Captura de Tela 2014-08-04 às 15.43.14Para isso, tenho umas dicas, cujo autor perdeu-se, mas que valem a pena:

1. Estar aberto a aprender sempre

2. Descobrir as deficiências/gaps de conhecimento em você mesmo e na sua equipe

3. Buscar o conhecimento para você e para os outros, onde ele estiver

4. Verificar resultados do aprendizado e fazer correções de rumo

5. Partilhar suas próprias experiências

6. Contar histórias

7. Estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências dentro e fora da equipe

8. Dar exemplos concretos e verificáveis

9. Acreditar no potencial de aprendizado das pessoas

10. propiciar condições para que o aprendizado aconteça.

Não é fácil, mas qualquer líder é capaz de desenvolver essas habilidades. Se o fizer, tenho certeza de que todos sairão ganhando, você, sua equipe e sua empresa.

 

 

 

Anúncios

Autor: Maria do Carmo Marini

Sou otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Tenho um filho maravilhoso e dois netos inteligentes e lindos. Considero a família – irmãos e irmãs – meu porto seguro. Sou curiosa e apaixonada pela vida, tenho interesse em aprender sempre, adoro gente inteligente e elegante. Amo estudar, saber de coisas novas sempre, adoro viajar, ler, encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Busco sempre saber sobre o que acontece no mundo, me encanto com arte, moda e cinema. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Sou Engenheira Elétrica, vivendo uma nova experiência profissional como Consultora de Carreira e venho trabalhando com Desenvolvimento de Pessoas nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Coaching Pessoal e Profissional pelo IBC e pós graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

2 comentários em “10 dicas para ser um Leader Teacher”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s