Gol, Cultura Justa

Nesse mundo globalizado e competitivo, onde o discurso e a prática muitas vezes são incondizentes, nossas diversas experiências como consultoras em culturas empresariais diferentes, nos permitem reconhecer aquelas empresas que se destacam no tratamento das pessoas. Na Gol, ficamos encantadas com o conceito de Cultura Justa.Captura de Tela 2014-11-19 às 15.29.50

O que significa isso quando tratamos de pessoas e do projeto da Gol? Cultura Justa é tornar a sociedade mais humana, voltada para o bem estar de todos, baseando-se em critérios éticos e sustentáveis, a partir do ambiente interno da empresa, ampliando a todos os steakholders. Bem estar, qualidade de vida e progresso são bases necessárias para construção de ambiente favorável ao desenvolvimento de práticas que tragam resultados e crescimento.

Cultura Justa inicia com o pressuposto de que todo ser humano erra. Já que essa é uma verdade, na Gol o tratamento da questão é diferente e raro, quando comparado ao mundo corporativo em geral.

Enquanto a maioria das empresas trata o erro como omissão e objeto de punição, gerando um jogo de empurra-empurra e insegurança, na Gol, o erro é assumido e tratado como um fator de aprendizado e melhoria contínua. Um erro gera um processo de suporte, ensinamento, reciclagem e compreensão. Todos se sentem seguros em compartilhar os próprios erros, sabendo que serão ajudados e ajudarão outros a aprender.

Captura de Tela 2014-11-19 às 15.39.26A Cultura Justa está internalizada em todos os níveis da organização. Contribui para aumentar o padrão de exigência em relação aos serviços prestados e também produz uma diferenciação no comportamento das pessoas. De acordo com o Diretor de Segurança da Gol, Comandante Junqueira, a Cultura Justa “incentiva o operador ao auto reporte, usando sua sensibilidade crítica para levar uma eventual falha a análise específica da área de Safety e Qualidade em conjunto, baseado em uma relação de confiança, transparência e profissionalismo em busca das boas práticas”.

Exemplos como esse mostram como tratar pessoas com transparência e apoio traz resultados concretos e inovadores às organizações. Podem ser referência para empresas que pretendem alcançar um novo patamar na valorização das pessoas e em resultados de excelência.

Anúncios

Autor: Maria do Carmo Marini

Sou otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Tenho um filho maravilhoso e dois netos inteligentes e lindos. Considero a família – irmãos e irmãs – meu porto seguro. Sou curiosa e apaixonada pela vida, tenho interesse em aprender sempre, adoro gente inteligente e elegante. Amo estudar, saber de coisas novas sempre, adoro viajar, ler, encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Busco sempre saber sobre o que acontece no mundo, me encanto com arte, moda e cinema. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Sou Engenheira Elétrica, vivendo uma nova experiência profissional como Consultora de Carreira e venho trabalhando com Desenvolvimento de Pessoas nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Coaching Pessoal e Profissional pelo IBC e pós graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s