Skip to content

Você em Versão 2015

07/01/2015

Mesmo que você seja um cético que acha que a mudança de ano não traz nenhum significado, é impossível ignorar o clima de recomeço que chega com o primeiro dia de janeiro. Agora que o ano iniciou, chega a hora de pensar sobre o que você quer dele.

important QuoteCertamente você pode ser um dos felizardos para quem tudo deu certo em 2014. Mesmo assim, vai ter que fazer diferente, pois o ano novo traz realidades também renovadas. Se você é um ser humano como eu, que teve bons e maus momentos, erros e acertos de comportamentos e decisões, ainda tem tempo de, com muito cuidado, fazer planos, definir estratégias e objetivos a serem alcançados em 2015.

Existem muitas maneiras de fazer isso, claro, mas eu vou lhe falar sobre o que acredito ser melhor. Se quiser, pode seguir minha dicas. Não dou garantia de sucesso, claro, pois não sou capaz de prever desígnios da natureza, mas sei que podem ajudar bem.

O primeiro passo para ser bem sucedido em um plano de ação é fazer uma análise a seu respeito. Autoconhecimento é fundamental para evitar armadilhas e gastar energia com coisas que não lhe servem. Importante saber qual é a imagem que tem de si mesmo. Mesmo se você tem dificuldade em se reconhecer, procure ser honesto consigo mesmo, sem super ou subestimar suas qualidade e fraquezas.Captura de Tela 2015-01-07 às 11.57.38

É bom saber como você é, para começar, se é um solitário, um gregário, introvertido ou extrovertido? Para planos de trabalho, tente definir quais são seus talentos, no quê você é bom, se lida bem com outras pessoas ou prefere longas e solitárias pesquisas? Gosta de trabalhar em equipe, tem capacidade de liderar outros, tem espírito empreendedor?

Analise como gastou sua energia em 2014 e veja se foi naqueles pontos que realmente são importantes. Muitas vezes, gastamos nosso esforço em coisas que não nos satisfazem sem nem ao menos pensar no assunto. Quando fazemos um balanço, percebemos que tempos e dedicação a bobagens podem ter faltado em buscas e metas não atingidas que poderiam ter feito muita diferença na nossa vida.

Captura de Tela 2015-01-07 às 12.02.46Faça uma lista de pontos nos quais você precisa concentrar seu foco para atingir objetivos mais enriquecedores. Se quiser, use uma Roda da Vida, instrumento comum em processos de coaching e aconselhamento de carreira, disponível em inúmeros sites que tratam do assunto. Eu costumo imprimir duas, uma para o ano que passou e outra para o novo ano. Preencho com cores bem chamativas e deixo à mão como um lembrete constante.

Liste seus sonhos a realizar em 2015 e, a partir deles, estabeleça metas, datas e, se conseguir, formas de atingir. Não esqueça de pensar em recursos. É bobagem estabelecer uma meta de conhecer a Tailândia se você sabe que não terá dinheiro ou tempo suficiente para tal. Metas precisam ser realistas, pois se não forem poderão se tornar fontes de frustração que arrasarão sua autoestima.

Captura de Tela 2015-01-07 às 12.05.38Outro detalhe importante é que você não precisa – e provavelmente não vai conseguir – fazer tudo sozinho. Pense em quem poderá ajudar ou atrapalhar numa ou outra tarefa, busca de recursos, ou outra coisa qualquer. Compartilhe seus planos com pessoas que você tem certeza que não irão boicotá-los, elas poderão encontrar saídas em situações de impasse.

Finalmente, não deixe de fazer o acompanhamento de seu plano Você Versão 2015. Isso ajudará a corrigir rumos, acelerar ou atrasar tarefas, rever o que deixar de fazer sentido. Eu lhe desejo o melhor do Ano Novo!!!

 

 

 

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: