Do livro Conversas Difíceis, de Douglas Stone, Bruce Patton e Sheila Heen, tenho aprendido algumas coisas importantes sobre como tornar a vida mais leve e tranquila. Extraí uns pedacinhos para compartilhar hoje. Vale a pena pensar no assunto.
” Algumas pessoas não enxergam os próprios sentimentos porque aprendemos, em alguma época, que os sentimentos dos outros são mais importantes que os nossos.”
Parece familiar? Quantas vezes você sacrifica sua vontade para agradar às pessoas importantes da sua vida?
“Há muitas razões para você decidir respeitar os sentimentos dos outros mesmo quando significa desrespeitar os seus. A regra implícita que você está seguindo é a de que deveria colocar a felicidade dos outros na frente da sua. Se seus amigos, ou as pessoas que ama, ou seus colegas não conseguirem o que querem, eles se sentirão mal, e então você terá que arcar com as consequências. Isto pode ser verdade, mas não é justo com você. A raiva deles não é melhor ou pior do que a sua.”
Não sei você mas, inúmeras vezes, eu já abri mão de minha vontade e até da minha capacidade de fazer melhor as coisas. A boa notícia é que dá para corrigir esse viés.
Então, na próxima vez em que decidir abrir mão de seus desejos ou opiniões, pense bem antes de fazê-lo. Perceba que está desvalorizando seus próprios sentimentos e interesses. Com o tempo isso pode virar amargura e uma necessidade de cobrança tão grande que arruinará algum relacionamento importante. Melhor expressar o que quer e sente claramente e negociar com o outro, antes que isso se torne impossível.