Dica de Carreira

Captura de Tela 2015-07-10 às 16.28.51Liderar é um desafio para homens e mulheres. O mundo corporativo está cheio de líderes medíocres, mas as empresas começam a perceber que não podem manter pessoas incapazes de trazer resultados satisfatórios. Se somarmos o momento de baixo crescimento do país, a qualidade dos profissionais e dos líderes que vão permanecer em seus postos será fator determinante para definir quem fica.

No que se refere às mulheres, particularmente, um dos maiores problemas que elas enfrentam ao exercer cargos de liderança, é ter que demonstrar a todo instante, sua capacidade e potencial de desincumbir-se das tarefas de liderança, demonstrar que, apesar de mais sensíveis e tolerantes com os subordinados, são capazes de resolver problemas e produzir resultados de acordo com as expectativas da empresa.

Captura de Tela 2015-07-10 às 16.34.39Existem muitas coisas que as mulheres podem fazer para serem líderes melhores, mas a dica de carreira de hoje é trabalhar a autoconsciência, conhecendo os próprios estados interiores, preferências, recursos e intuições, de forma a diminuir preconceitos, falta de autoconfiança e complexo de inferioridade. Uma auto-avaliação antes de assumir a liderança de um grupo poderá ajudar a começar o trabalho com maior firmeza e tranquilidade, com a certeza do próprio valor, sabendo quais cuidados deve tomar para não deixar suas emoções assumirem papel de protagonista nas relações com a equipe.

Esse post foi publicado em Confetes e News e marcado , , , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas há dez anos, trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo. Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo, nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Uma resposta em “Dica de Carreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s