Mulheres e dinheiro, uma questão ainda em aberto

Captura de Tela 2015-08-06 às 12.25.58O país está em crise e salário não é o assunto do momento, especialmente porque a maioria das empresas está fazendo cortes de pessoal e seu emprego pode estar em risco. De qualquer maneira, sempre vale a pena levantar essa questão quando tratamos dos salários femininos.

Mulheres ganham menos do que os homens e isso é uma realidade inegável não apenas no Brasil. Por outro lado, inúmeros estudos apontam para o fato de as mulheres investirem o dinheiro que ganham no bem estar da família muito mais do que os homens. Somadas essas duas verdades, pode-se verificar que muitas mulheres acabam tendo pouco dinheiro quando decidem fazer mudanças de prioridades em suas vidas.

Captura de Tela 2015-08-06 às 12.28.34Atendo-me ao fato da diferença salarial apenas, a pergunta que precisa de resposta é: o que você está fazendo para mudar essa situação? Provavelmente muito pouco porque as mulheres têm dificuldade em valorizar seu trabalho da forma que um homem faz. Mulheres dão mais atenção a outros aspectos da sua vida profissional, como se ganhar o dinheiro justo não fosse tão importante.

Dinheiro, entretanto, é poder! Prestígio é bom, reconhecimento traz muita satisfação, mas ser bem paga, com justiça e equidade é importante e tem significância no jogo corporativo. Então, é hora de as mulheres lutarem, cada uma em seu espaço, para ser pagas devidamente.

Captura de Tela 2015-08-06 às 12.30.20Se você perceber que está ganhando menos do que seu trabalho vale, está na hora de começar a pensar no porquê. Se seu desempenho é bom, o mercado está pagando melhor ou seu colega ganha mais, comece a pensar em pedir um aumento assim que a crise arrefecer. Prepare-se para isso acompanhando o mercado, lendo sobre o assunto em revistas especializadas, conversando com amigos sobre as práticas de outras empresas. Acima de tudo, comece a mudar sua mente, livrando-se da noção distorcida de que falar sobre dinheiro é desagradável ou pouco educado. Acredite que dinheiro é importante e ganhá-lo na medida certa é justo e correto, portanto, vá buscar o que merece.

Esse post foi publicado em Confetes e News e marcado , , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas há dez anos, trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo. Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo, nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s