Skip to content

Pontos Importantes do Currículo

14/09/2015

Captura de Tela 2015-09-14 às 14.20.09Preparar-se para buscar novo emprego é bastante simples se você prestar atenção a todas as etapas do processo e fizer dessa busca um projeto organizado. O primeiro passo para se apresentar ao mercado é a atualização do seu currículo. Aqui vão algumas dicas para ajudar.

Seu currículo tem que mostrar o que você aprendeu, não apenas nos cursos que fez, mas principalmente através de suas experiências de trabalho e de vida. É muito importante que ele mostre como você usou seu conhecimento para trazer benefícios para as empresas nas quais trabalhou. Fale sobre os resultados que você alcançou em razão de suas habilidades e capacidades.

Demonstre como poderá ter sucesso ao enfrentar situações novas – pois isso será necessário em novas posições ou empresas -,  falando de características tais como sua flexibilidade, criatividade e capacidade de enfrentamento de problemas.

Demonstre seu interesse contínuo em aperfeiçoamento direcionado, ou seja, aquele que você buscou para melhorar sua trajetória profissional. Entretanto, mesmo que muitas vezes um curso não esteja relacionado com sua profissão, pode servir para você desenvolver outras capacidades como liderança, negociação ou planejamento. Esteja pronto para deixar claras essas relações ou nem vale a pena citar.

Captura de Tela 2015-09-14 às 14.22.37Descreva suas atividades extracurriculares, especialmente aquelas ligadas a ações sociais. Com isso você irá demonstrar seu interesse pelos outros ou pelo meio ambiente, por exemplo. Estar antenado em relação aos acontecimentos da sociedade e mesmo do mundo é inteligente e atual.

Se você trabalhou em empresas de grande porte, especialmente multinacionais que exigem uma relação com outros países, não deixe de destacar. A capacidade de lidar com outras culturas é bastante apreciada em diversos segmentos.

Se você trabalhou em consultoria ou forneceu serviços ou produtos para empresas do mesmo setor em que está buscando uma oportunidade, não deixe de citar, pois é importante que seus novos empregadores saibam que você conhece a realidade do segmento.

Enfim, deixe explícitas suas qualificações, conte sua história profissional de forma clara e sucinta, escolha um bom modelo entre as dezenas de sugestões que você encontra em qualquer site que trate do assunto. Use letras simples e cores sóbrias, nada de colorir ou colocar imagens, a menos que você seja de uma área de criação e arte. Seu currículo será a chave que vai abrir as primeiras portas para você.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: