Skip to content

Hora de Desistir

01/10/2015

Captura de Tela 2015-10-01 às 17.16.04Você conhece o conceito “falácia do custo irrecuperável”? Talvez não conheça o nome, mas provavelmente você já viu acontecer. A falácia do custo irrecuperável acontece quando estimamos o valor de um investimento futuro para a continuidade de um projeto, mas ignoramos o que já foi investido no passado.

O fenômeno acontece quando insistimos em manter vivo um projeto que não está dando certo. Pesquisas demonstram que, quando investimos tempo, energia e recursos e não conseguimos o resultado esperado, temos a tendência a correr o risco de aumentar esses investimentos em razão de uma escalada de comprometimento. Isso vale para jogadores e apostadores da mesma forma que empreendedores mal sucedidos ou chefes que contratam pessoas erradas.

Captura de Tela 2015-10-01 às 17.24.42A esperança de recuperar custos em projetos errados faz com que mais recursos sejam injetados, aumentando a dificuldade de recuperação. A antecipação de um possível arrependimento por não ter dado outra chance e a possibilidade de dar um fim aceitável para uma situação de fracasso, são dois grandes motivadores. O maior, entretanto, é a ameaça ao ego, o medo de sentir-se menos inteligente ou previdente ou preparado. Insistimos na esperança de transformar fracasso em sucesso e provar ao mundo e a si mesmo que estava certo.

É difícil reconhecer que você estava errado quando iniciou um projeto e que ele não o levará ao sucesso. Captura de Tela 2015-10-01 às 17.28.31Entretanto, se você não tiver a coragem de reconhecer quando a batalha está perdida, vai investir cada vez mais, aumentando ainda mais seus prejuízos. E, importante deixar claro, quando falo de prejuízos não estou me referindo apenas a dinheiro ou outros recursos materiais, estou falando inclusive de perdas emocionais. Fracassos acontecem na vida profissional tanto quanto na vida pessoal e precisamos ficar atentos para abandonar projetos fracassados e investir em novos por mais que o fracasso traga frustração e dor. É a maneira correta de buscar sucessos que deixarão para trás esse momentos ruins.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: