Hora de Desistir

Captura de Tela 2015-10-01 às 17.16.04Você conhece o conceito “falácia do custo irrecuperável”? Talvez não conheça o nome, mas provavelmente você já viu acontecer. A falácia do custo irrecuperável acontece quando estimamos o valor de um investimento futuro para a continuidade de um projeto, mas ignoramos o que já foi investido no passado.

O fenômeno acontece quando insistimos em manter vivo um projeto que não está dando certo. Pesquisas demonstram que, quando investimos tempo, energia e recursos e não conseguimos o resultado esperado, temos a tendência a correr o risco de aumentar esses investimentos em razão de uma escalada de comprometimento. Isso vale para jogadores e apostadores da mesma forma que empreendedores mal sucedidos ou chefes que contratam pessoas erradas.

Captura de Tela 2015-10-01 às 17.24.42A esperança de recuperar custos em projetos errados faz com que mais recursos sejam injetados, aumentando a dificuldade de recuperação. A antecipação de um possível arrependimento por não ter dado outra chance e a possibilidade de dar um fim aceitável para uma situação de fracasso, são dois grandes motivadores. O maior, entretanto, é a ameaça ao ego, o medo de sentir-se menos inteligente ou previdente ou preparado. Insistimos na esperança de transformar fracasso em sucesso e provar ao mundo e a si mesmo que estava certo.

É difícil reconhecer que você estava errado quando iniciou um projeto e que ele não o levará ao sucesso. Captura de Tela 2015-10-01 às 17.28.31Entretanto, se você não tiver a coragem de reconhecer quando a batalha está perdida, vai investir cada vez mais, aumentando ainda mais seus prejuízos. E, importante deixar claro, quando falo de prejuízos não estou me referindo apenas a dinheiro ou outros recursos materiais, estou falando inclusive de perdas emocionais. Fracassos acontecem na vida profissional tanto quanto na vida pessoal e precisamos ficar atentos para abandonar projetos fracassados e investir em novos por mais que o fracasso traga frustração e dor. É a maneira correta de buscar sucessos que deixarão para trás esse momentos ruins.

Esse post foi publicado em Confetes e News e marcado , , , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas há dez anos, trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo. Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo, nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s