Skip to content

Mulheres na política italiana

02/12/2015

Captura de Tela 2015-12-02 às 11.10.33Enquanto estive na Itália, durante outubro e novembro, assisti regularmente aos programas de entrevistas da TV Italiana. Diferentemente da TV Brasileira que tem um maior número de programas envolvendo artistas, cantores, celebridades e variedades, a TV Italiana tem diversos desses programas voltados para a política do País. Diariamente, esses programas trazem representantes do Executivo e, principalmente dos partidos políticos para comentar assuntos de interesse do povo italiano. O que me surpreendeu – positivamente, claro -, foi ver o grande número de mulheres nesses momentos.

As mulheres estão em todos os partidos praticamente, sejam de esquerda, sejam de direita. Aliás, um dos partidos da direita é liderado por uma mulher. O atual primeiro ministro – o Presidente do Consiglio dei Ministri , Matteo Renzi – dividiu o Ministério de 16 Ministros, metade para homens e a outra metade para mulheres.

Lá, o sistema de cotas existe desde 1993 e, aparentemente tem sido positivo. Claro que a Itália é um país com apenas 2 milhões de analfabetos em 6o,5 milhões de habitantes. Acresça-se a isso o fato de o ensino ser obrigatório até metade do segundo grau, tem-se pessoas com alguma qualificação na maior parte do tempo.

Captura de Tela 2015-12-02 às 11.19.36

Laura Boldrini, Presidente da Câmara dos Deputados da Itália

29% dos cargos executivos  ocupados por mulheres, que também estão em 33% das cadeiras do Parlamento e a Presidência da Câmara dos Deputados é exercida por uma mulher.

Entretanto,quando se assiste aos programas políticos na TV, esse número parece muito maior. Confesso que fiquei intrigada. Seria esse comportamento uma estratégia consciente das mulheres italianas no sentido de ir preenchendo os espaços e com isso ir assumindo o comando? Ou apenas, elas estão mais disponíveis por terem menos obrigações? A resposta a essa pergunta ficou para minha próxima viagem ao país.

Não sei a resposta ainda porque não tive oportunidade de conversar seriamente com nenhum liderança feminina que me respondesse, mas vou descobrir. De qualquer maneira, a idéia de estabelecer um projeto estratégico de preenchimento de espaços pode ser utilizada por qualquer grupo  e pode ser uma boa! A confirmar…

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 02/12/2015 12:42

    Nunca consigo comentar no seu blog. Ao final ele pede a minha senha do WordPress e ele diz que está errada! Snif. Adorei o post.

    💋 Enviado iPhone da Beia PALESTRAS 5 Years From Now

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: