Skip to content

Tudo o que você queria saber sobre Outplacement e não tinha para quem perguntar

11/12/2015

Captura de Tela 2015-12-11 às 13.29.55Segundo a AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula internacionalmente a atividade, o Outplacement é definido como um processo que auxilia colaboradores demitidos a abordar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado, na busca por uma recolocação no menor tempo possível e com mínimo de impacto.

É uma significativa ferramenta de gestão organizacional que humaniza processos de demissão, facilitando a vida das pessoas e da empresa. As empresas brasileiras começaram a usar esse trabalho na década de 90, no geral relacionado aos grandes processos de privatização e de fusões e aquisições.

Captura de Tela 2015-12-11 às 13.28.35Dessa forma, o serviço de outplacement geralmente era – e ainda é – contratado pela empresa que tem um programa de demissão estruturado. Entretanto, num momento de crise como o que estamos vivendo, muitas pessoas vêm sendo demitidas sem que a empresa se preocupe com o futuro que as espera. Num momento de corte de custos extremos, as demissões por si sós representam um gasto muito significativo e muitas empresas deixaram de investir nesse serviço.

Então, muitas pessoas estão usando dinheiro recebido por conta da demissão na contratação de serviços de outplacement, sem muitas certezas sobre o que esperar. Daí nossa preocupação em esclarecer alguns pontos obscuros relacionados ao tema.

Captura de Tela 2015-12-11 às 13.28.58Em primeiro lugar, um processo de outplacement não lhe garantirá um emprego novo. Esse serviço – de recolocação profissional – pode ou não estar incluído no seu pacote. Esclareça isso antes de criar expectativas erradas. Mesmo que não inclua a garantia de recolocação, o outplacement é uma atividade abrangente e importante para quem está em busca de um novo lugar para trabalhar.

Na maior parte dos casos, demissão provoca um momento difícil, de insegurança e de dúvidas sobre a própria capacidade. Quando uma consultoria em outplacement é contratada, ela dá suporte ao profissional, ajuda-o a passar pela dificuldade e a resgatar suas aptidões e capacidades. Além disso, vai orientá-lo sobre a melhor maneira de recomeçar.

Captura de Tela 2015-12-11 às 13.38.51Apesar de ser difícil, você pode aproveitar essa oportunidade para repensar sua carreira, descobrir quem você realmente é e o que o faz feliz. Um profissional de outplacement vai ajudá-lo não apenas a rever seus objetivos pessoais e profissionais, mas também  a descobrir aqueles empregos que poderão lhe trazer mais satisfação pessoal. Ele vai dar suporte para você preparar e adequar seu currículo  e vai prepará-lo para entrevistas.

Captura de Tela 2015-12-11 às 13.42.58Ele o auxilia a desenvolver a sua rede de contatos e de relacionamento – que é fundamental nesse momento -, cuidar desta rede e trabalhar técnicas de marketing pessoal e de negociação. Incentiva, ainda, a busca do aperfeiçoamento e do desenvolvimento que poderá auxiliá-lo a tornar-se mais interessante para o trabalho que você tem em mente. Ele vai ajudá-lo a focar nas empresas que lhe interessam e na maneira correta de abordá-las.

Enfim, um processo de outplacement, mesmo que não lhe dê a vaga que você quer, vai ajudá-lo a conquistá-la através de seus próprios esforços e méritos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: