Skip to content

Os extrovertidos e o networking

07/02/2016

Captura de Tela 2016-02-07 às 18.23.17.pngSe você procurar dicas sobre como fazer networking de maneira eficiente, vai verificar que existem dezenas, muitos conselhos e truques para ajudar os introvertidos, os tímidos,  a serem mais eficientes no processo. Por outro lado, para os extrovertidos não existem muitas informações. Será que os extrovertidos são capazes de fazer tudo certo?

Bem, que eles teriam, em tese, mais facilidade ninguém pode negar. Afinal, quem não tem dificuldade em conversar com outras pessoas, tem facilidade de se expressar perante outras, é comunicativo, certamente estabelece relacionamentos sem precisar muita energia. Entretanto, essa mesma facilidade pode ser um fator que prejudica a adequada construção de uma rede de relacionamentos profissionais objetivos.

Porque, no geral, eles são muito falantes, muitas vezes não escutam. Perdem aprendizados, não percebem o que o interlocutor está sentindo e podem gerar uma imagem de egoísmo. O primeiro cuidado que um extrovertido deve ter, então é em não tomar conta da conversa, falando como se só ele tivesse algo interessante para dizer.

Outra coisa fácil de acontecer com os extrovertidos é falar sem pensar, caindo na armadilha de falar demais e passar informações desnecessárias e até prejudiciais para si mesmos. Precisam então exercitar a capacidade de pensar antes de falar. Alguns truques de respiração são importantes para que isso aconteça.

Captura de Tela 2016-02-07 às 18.27.35.pngExcesso de informação pode aborrecer alguns mais introspectivos, portanto saber com quem você estará falando ajuda muito a adequar sua conversa. Parece que não, mas existem pessoas que precisam de calma para processar o que estão ouvindo. Já pensou se você está numa primeira conversa com a pessoa que você quer que seja seu nove chefe e ele é um desses? Suas oportunidades podem estar em alto risco.

Perguntar sobre os interesses de seus interlocutores vai permitir que você não mantenha o assunto focado somente em você. Mesmo pessoas mais tímidas querem falar daquilo que é importante para elas, você tem que dar a oportunidade. Se você realmente demonstrar interesse nos outros poderá conquistar boa vontade e simpatia, coisas fundamentais para quem está exercitando a arte do networking. Só não faça perguntas indiscretas ou sobre assuntos polêmicos, pois pode criar um ambiente hostil ou tenso. Foque as perguntas em saber dos interesses do interlocutor.

Captura de Tela 2016-02-07 às 18.36.25.pngExercite seu autocontrole para não ficar interrompendo os outros o tempo inteiro. Se você o fizer vai facilmente demonstrar que não consegue ouvir. Ouvir é fundamental para ser um bom profissional, um líder capaz de mobilizar outros.

Lembre-se que sua rede de relacionamentos poderá ser  a melhor maneira de você buscar por recomendações e indicações para posições interessantes. Em algum momento ela poderá ser a única forma de você atingir aquele emprego ou posição dos seus sonhos. Não subestime a sua importância, desenvolva essa competência, observe cada detalhe e torne-se um especialista em relacionamento profissional.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: