Skip to content

Cuidado, estresse é venenoso, pode acabar com o dia

24/05/2016

Captura de Tela 2016-05-23 às 17.37.56De repente não é apenas a ansiedade que está cada dia maior, você começa a perceber que anda cometendo mais erros do que considera aceitável. Então, seu cabelo começa a cair, suas noites estão cada vez mais mal dormidas, você se irrita com pequenas coisas que nunca o incomodaram. É estresse, meu caro, e vai ficar pior se você não tomar providências para resolver.

Os especialistas definem estresse como  “o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas”.

Captura de Tela 2016-05-23 às 17.39.05Naturalmente você sabe o que é, não é sua primeira vez. Todos nós passamos por esse tipo de situação uma vez ou outra. Sofremos de estresse quando nos sentimos ameaçados , sobrecarregados ou quando acreditamos que não somos suficientemente capacitados para lidar com uma situação desafiadora.

Evidentemente isso causa problemas de saúde que podem ficar graves no longo prazo, afetando a qualidade do nosso dia-a-dia, de nossas relações pessoais, nosso trabalho, nossa produtividade.

Bem, então mãos à obra, é hora de se livrar ou diminuir o problema. Você pode começar com uma análise da situação para saber o que é mais importante e prioritário e organizar suas próximas ações de acordo. Algumas estratégias de gerenciamento de tempo poderão ajudá-lo a lidar com essas prioridades adequadamente.

Captura de Tela 2016-05-23 às 17.40.53Ah, lembre-se que quanto mais você pensar que não é capaz, mais seu estresse vai aumentar. Em vez disso, tente descobrir o que mais você precisa para lidar com a situação: informações, ajuda, planejamento, tempo? Vá atrás para conseguir o que precisa. Deixe de lado pensamentos negativos, troque-os por ação.

Use sua rede de contatos para ajudar, seja a família, os amigos, colegas, conselheiros, psicólogos. Você nem pode imaginar como crianças e cachorros ou gatos podem ajudar a diminuir a tensão. Busque opinião de especialistas, se achar que isso pode ajudar.

Quem sabe seja a hora de aprender como lidar melhor com mudanças, de aumentar sua resiliência. Pergunte-se se não está sendo perfeccionista, se não está com medo de falhar ou até está com medo do sucesso. Muitas vezes o sucesso é mais assustador que a falha. Se não conseguir determinar sozinho, busque alguém para discutir o assunto. Muitas vezes nem precisamos de outras opiniões, o fato de falar no assunto torna as coisas mais claras.

Captura de Tela 2016-05-24 às 08.27.38É fundamental saber distinguir pessoas tóxicas próximas a você. Afaste-se, mesmo que se ache na obrigação de ficar por perto. Afinal, você precisa estar bem até para ajudar outros.

Perceba se seu espaço de trabalho é agradável, se tem as condições adequadas para você fazer o que precisa. Telefones, computadores, redes funcionam bem? O ambiente é muito barulhento para seu gosto? Sua cadeira e confortável? A luz é boa? Pequenas contrariedades das quais nem temos consciência podem ser uma fonte importante de estresse. Você pode fazer pequenas mudanças e melhorar seu ambiente sem muito esforço.

Captura de Tela 2016-05-23 às 17.43.15.pngSobretudo, dê-se momentos de pausa para relaxar. Pode ser que o melhor seja ir para a academia praticar atividade física, necessária para sua saúde. Quem sabe, um ou outro momento de meditação? Um passeio no parque? Um filme engraçado ou romântico? Importante é manter seus pensamentos longe daquilo que está criando tensão.

Exercícios de relaxamento ajudam muito e algumas vezes enquanto você está num momento desses, algumas ideias novas poderão ajudar a resolver questões que estão bloqueadas.Captura de Tela 2016-05-24 às 08.17.55

E, não esqueça, procrastinação é fonte de angústia. Aquele ditado bobinho que você ouviu quando era criança ainda tem valor: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: