Skip to content

Dica de Carreira: Elevator Pitch

14/06/2016

Captura de Tela 2016-06-14 às 10.02.10Você está desesperado por uma oportunidade de fazer um contato numa empresa maravilhosa onde, com certeza, você poderia fazer um excelente trabalho e ser muito feliz. No entanto, não tem um contato que seja capaz de abrir uma porta para que você se apresente e aí… Supresa! Encontra no elevador aquela pessoa responsável por contratar novos colaboradores nessa empresa.

O que você faz? Entra em pânico porque não sabe o que fazer? Fica mudo pelos próximos dois minutos? Ou aproveita a oportunidade para se apresentar? Ah, para isso você precisa ter um Elevator Pitch na ponta da língua.Captura de Tela 2016-06-14 às 10.52.54

Elevator Pitch é o discurso rápido capaz de descrever você e suas qualidades. Tem que ter elementos que despertem o interesse da outra pessoa a tal ponto que ela queira saber mais sobre você. Claro que você pode ser capaz de dizer o melhor sobre você sem pensar, mas eu aconselho você a pensar antes e até a treinar para realmente apresentar aquilo que faz você único.

Captura de Tela 2016-06-14 às 10.10.43Sem dúvida, você está cansado de saber que deve investir em autoconhecimento para qualquer ação relativa à sua carreira, então possivelmente já sabe quais são suas grande qualidades e qualificações. Selecione duas ou três que você acredita podem ser importantes na empresa em que você está querendo entrar.

Pense agora nos melhores trabalhos que já fez – três é suficiente -, momentos em que seu desempenho foi reconhecido ou mesmo premiado. Faça um mix dessas informações, juntando num único parágrafo. Relacione com suas características, se possível aquelas que você selecionou ou, se quiser outras.Captura de Tela 2016-06-14 às 10.15.29

Resuma em poucas palavras sua formação e trajetória profissional, acrescente seus interesses não esqueça de explicitar o que está buscando. Tudo isso deve estar contido num discurso de, no máximo, dois minutos. É o tempo que você terá para mostrar o produto de altíssima qualidade que é você. Não esqueça que seu interlocutor deverá se interessar no primeiro minuto ou você perderá a chance.

Captura de Tela 2016-06-14 às 10.13.42.pngPensa que é fácil? Parece, mas não é tão simples. Treine, treine, treine. Faça na frente do espelho, grave com seu celular, mostre para algum amigo ou conselheiro, peça sugestões, pergunte o que eles consideram seus pontos fortes. Muitas vezes, deixamos de lado algumas qualidades que nos fazem especiais e únicos, aquilo que nos diferencia.

Uma última dica: se perceber que a pessoa não está querendo ouvir o que você tem a dizer, não continue, ache um jeito elegante de se calar. Isso não significa necessariamente que seu discurso não é bom, pode ser apenas que hoje não seja o melhor dia. Deixe pra lá! O Universo está sempre abrindo novas portas, basta prestar atenção.

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: