Skip to content

Quanto Custa um carro? por Roberta Holanda

13/07/2017

Captura de Tela 2017-07-06 às 10.59.05
O sonho do carro próprio pode virar um pesadelo em pouco tempo… Fique atento!!!

Quando entramos em uma concessionária, muitas vezes tudo o que vemos é o valor das prestações que pagaremos e se elas cabem em nosso bolso. E mesmo que você possua o dinheiro para comprá-lo à vista, o ponto é que essa é uma parte do que precisamos quando adquirimos um carro.

Veja a relação do que você deve considerar no seu orçamento para manter um carro durante um ano:

Captura de Tela 2017-07-06 às 11.09.34

E aí vão alguns esclarecimentos:

  1. Custo de oportunidade é o juros que seu dinheiro poderia estar rendendo no banco, se estivesse aplicado, isso pensando no juros da poupança (6% a.a.);
  2. Reposição em 10 anos – digamos que você vai querer ter um carro do mesmo padrão e vai compra-lo daqui a 10 anos.. Vamos combinar, que no Brasil, trocamos o carro bem antes? Ou seja, você tem que economizar esse dinheiro para comprar o novo no decorrer do tempo;
  3. Manutenção baseia-se em algumas pesquisas, ela é reduzida no momento do carro zero e vai aumentando conforme o tempo do veículo.

Captura de Tela 2017-07-06 às 11.12.19Chegamos, então ao primeiro choque de realidade: só para o carro estar na sua garagem ele custa o valor de compra, mais 32% ao ano… Na melhor das hipóteses.

Depois vem o que precisamos para o dia-a-dia, combustível e estacionamento/zona azul (cada vez mais comum na zona urbana). O que achávamos que era o necessário para andar com o carro é a menor parte da sua despesa, ou seja, 6%.

Portanto, faça seu planejamento com cuidado. Tente se informar, principalmente, sobre os valores de seguros do carro que você deseja ter. Ele pode influenciar bastante na sua decisão. Mas lembre-se, o melhor sempre é parar e fazer as contas antes para ver se seu orçamento vai conseguir cobrir, pelo menos as despesas obrigatórias: Taxas, Seguro e Combustível.

Não é à toa que tantas pessoas hoje estão tendendo, cada vez mais, à uberização!!!

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: