Skip to content

Quando você não quer ser gerente

28/07/2017

Captura de Tela 2017-07-26 às 12.53.48Não há nada de errado na escolha profissional por carreiras mais voltadas para a execução de rotinas técnicas. Essa deveria ser uma questão de escolha pessoal. Na realidade, organizações que sabem valorizar os diferentes perfis profissionais acabam por conseguir pessoas mais satisfeitas em diferentes funções e uma melhor gestão de talentos. Outras, que exageram nos esforços por conseguir pessoas com perfil mais agressivo e de liderança, aumentam a competição interna por cargos e dificultam a construção de times com boa cooperação interna.

Captura de Tela 2017-07-26 às 12.55.56Entretanto, ter a liberdade para escolher depende de como a carreira técnica é percebida e qual é o sentido que o reconhecimento e mesmo a melhor remuneração possui dentro da cultura da organização. Em uma organização que tem espaço para a diversidade (de perfis, de habilidades e de competências), em que a carreira técnica é valorizada e onde há possibilidade de crescimento em carreiras em Y, a afirmativa de que você é melhor técnico do que gestor pode ser vista como prova de maturidade profissional e autoconhecimento. Já em empresas que valorizam o foco em resultados rápidos, onde a ascensão dentro da hierarquia gerencial é vista como a única forma de crescimento profissional, a sua recusa em aceitar a promoção pode ser interpretada como falta de ambição e dificuldade em aceitar desafios.

Examine os valores da organização para a qual trabalha e, se ela não atende às suas aspirações, busque mudar. Sei que num momento de dificuldade em arranjar novas posições, falar isso pode soar inconsequente, mas crises passam, podem ser oportunidades e se você ficar atento poderá encontrar algo que o faça mais feliz e produtivo.

Captura de Tela 2017-07-17 às 16.54.16

Quer saber mais? Entre em contato conosco por aqui ou através de nossos emails.

 

Maria do Carmo Marini

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: