Uma das melhores maneiras de ampliar a autopercepção e reflexões sobre você é buscar uma visão externa, ou seja, peça para pessoas da sua rede de confiança apontarem quais seus pontos fortes e os de melhoria.
Deixe claro, que este é um processo de desenvolvimento pessoal e a sinceridade e imparcialidade serão fundamentais neste momento para o seu autodesenvolvimento. Esteja verdadeiramente aberto para receber as opiniões, sem medo e sem achar que deve se defender do que não gostar.
Pode ser que tenha pontos, principalmente os de melhoria, que sejam inicialmente difíceis de aceitar ou mesmo que você não concorde. Não os ignore, deixe no seu radar e pense a respeito. Inicialmente, quando alguém não se conhece profundamente, a tendência é fugir do lado sombra e muitas vezes deixar de ver que são pontos cegos. A medida que você se descobre, tudo poderá fazer sentido.
Respeite o seu tempo e não se desespere por não saber responder todos os seus questionamentos, ou por não entender de forma clara determinadas emoções, sentimentos e atitudes. O processo de autoconhecimento é continuo e não será de um dia para outro que você saberá tudo sobre você. Autoconhecimento não tem fim, estamos em constante mudança e cada dia vem um novo insight, um novo olhar, um novo aprendizado. Persista e invista em conhecer você. Não existe nada mais recompensador.
Quer saber mais? Consulte-nos por aqui ou através de nossos emails. Nosso projeto Apoiando o Futuro tem como um de seus pilares o autoconhecimento.
Christiane Takahashi