E os robôs farão o trabalho não especializado e repetitivo…

Captura de Tela 2017-08-07 às 17.44.55Robotização: essa é uma tendência bastante clara para o futuro do trabalho. Robôs irão assumir os empregos que não exigirem grandes qualificações ou tomadas de decisão mais elaboradas.

A Estratégia 2020 da UE em matéria de Robótica define a atual evolução da seguinte forma: «A tecnologia da robótica tornar-se-á dominante na próxima década. Influenciará todos os aspetos do trabalho e do lar. A robótica tem capacidade para transformar vidas e práticas de trabalho, aumentar os níveis de eficiência e de segurança, proporcionar níveis de serviço reforçados e criar emprego. O seu impacto aumentará ao longo do tempo, o mesmo acontecendo com a interação entre robôs e pessoas».

Captura de Tela 2017-08-07 às 17.47.44Espera-se que, em geral, sejam necessários menos trabalhadores para empregos rotineiros ou com tarefas claramente definidas. Uma das consequências desta mudança técnica, entre outras, será a exigência de trabalhadores humanos cada vez mais qualificados para empregos com exigências mais sofisticadas. Dessa forma, acabaram -se os tempos em que um profissional terminava uma faculdade e  fazia um MBA e se achava pronto para o futuro que viesse a acontecer. A partir de agora, aumentar o seu conhecimento será uma necessidade constante e rotineira. Com o agravante de que você deverá ser seletivo na sua busca de conhecimento, tendo em vista a vasta oferta apresentada pela facilidade de acesso a toda e qualquer informação.

É importante ressaltar que essa realidade não afetará apenas os jovens que estão saindo da escola, mas também aqueles que já estão em pontos importantes da carreira, mas que serão instados a se reinventar um dia após o outro.

Captura de Tela 2017-07-17 às 16.54.16Quer saber mais sobre esse e outros assunto relativos à carreira? Entre em contato conosco. Nosso projeto Apoiando o Futuro traz soluções customizadas para pessoas e empresas. Você pode falar conosco por aqui ou através de nossos emails.

 

Maria do Carmo Marini

Esse post foi publicado em Carreiras - Construção e Transição, Desenvolvimento de Pessoas e marcado , , , , , , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Sou engenheira elétrica, vivendo experiências profissionais mais lúdicas e generosas. Há dez anos, trabalho com Consultoria de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas e, nos últimos 2 anos tenho desenvolvido conteúdo para sites e revistas. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender sempre e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo. nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s