Criatividade, empatia e coragem são as habilidades do futuro – Parte I

Captura de Tela 2017-09-21 às 13.50.24Essa é uma das muitas previsões apresentadas no Summit 2017 da Singularity University, comunidade global que usa tecnologias exponenciais para enfrentar os maiores desafios do mundo, segundo suas próprias palavras. O negócio deles é o futuro! Você está preparado?

Que tal falarmos de criatividade para começar? Segundo o dicionário, criatividade é “inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.” Veja que destaquei o natos ou adquiridos. Quero chamar à atenção a possibilidade de se adquirir a criatividade. Portanto, não é possível mais ouvir que alguém nunca será criativo.Captura de Tela 2017-09-21 às 13.45.14

Você pode desenvolver sua criatividade com alguns estímulos bastante fáceis de buscar. O primeiro passo é permitir-se aprender. Quando eu digo permitir-se aprender, quero dizer que você precisa saber que pode errar e não deixar-se desanimar pelo erro. Errar é uma parcela essencial de qualquer aprendizado e se você não der licença a si mesmo para errar, dificilmente aprenderá algo novo.

Para continuar a busca de sua criatividade escondida, não exija demais de si mesmo. Não é necessário ser um sucesso na primeira tentativa, conforme-se em ser mais ou menos até que tenha suas habilidades plenamente desenvolvidas.

Captura de Tela 2017-09-21 às 13.48.26Amplie seus conhecimentos. Se tiver mais e mais referências, poderá criar um repertório mais amplo para ter certezas sobre suas propostas. Ah, importante também é testar sua ideia. Enquanto ela estiver dentro da sua cabeça, dificilmente você poderá ter segurança sobre suas possibilidades de aplicação. Não tenha medo de testes, se um ou outro fracassar, você faz os acertos necessários e tenta de novo.

Não tenha medo de pedir ajuda. Muitas vezes o detalhe que falta para sua nova ideia ser um sucesso pode vir de alguém até inesperado. Se puder, tente conhecer histórias de gente reconhecidamente criativa e de como eles conseguiram esse reconhecimento. Alguns caminhos seguidos por outros podem ser inspiradores.Captura de Tela 2017-09-21 às 13.46.25

Não desanime com algumas tentativas frustradas, tenha foco e siga em frente. Se desistir quando enfrentar algum bloqueio, você poderá não saber que chegou a um passo de atingir seu objetivo.

Nessa hora de bloqueio, muitas vezes o que você precisa é de distração ou descanso. Dê um passeio na vizinhança, vá tomar um café com uma amigo, tire um cochilo se estiver muito cansado. Novos ares ou momentos de relaxamento ajudarão sua mente a ficar calma e poderão ser iluminadores.

Captura de Tela 2017-09-21 às 13.49.19Enfim, acredite em si mesmo, na sua capacidade de aprender e desenvolver novas habilidades. Se achar que não consegue e tiver tempo e paciência, faça um dos inúmeros cursos que ajudam a desenvolver a criatividade. Eles são oferecidos por muitas instituições respeitáveis em todo o país.

Mais do que tudo, acredite, você tem jeito!

 

 

Esse post foi publicado em Confetes e News, Desenvolvimento de Pessoas e marcado , , , por Maria do Carmo Marini. Guardar link permanente.

Sobre Maria do Carmo Marini

Minha formação eclética me levou a viver experiências profissionais mais lúdicas e generosas há dez anos, trabalhando com pessoas, seu desenvolvimento e o que elas querem dizer ao mundo. Escrevo artigos e livros, além de produzir conteúdo moderno, bem fundamentado e num visual extremamente prazeroso para clientes de diferentes segmentos. Faço parte de um segmento otimista e alegre e acredito que o mundo tem potenciais inexplorados e fascinantes a serem descobertos. Considero a família – marido, filhos, netos, irmãs e irmãos – meu porto seguro. Curiosidade e paixão pela vida me fazem aprender e buscar coisas novas sempre. Adoro gente inteligente e elegante. Viagens, cinema e livros me encantam, bem como encontrar os amigos para compartilhar boa comida e boa bebida. Estou sempre disposta a compartilhar experiências, conhecimentos e estórias. Minha formação viaja de Engenheira Elétrica, passa por Consultora de Carreira e Desenvolvimento de Pessoas, me levando a escrever e produzir conteúdo, nos últimos 10 anos. Tenho especialização em Comunicação Corporativa pela FGV, Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e pós-graduação em Consultoria de Carreira pela FIA-USP. Sou parceira estratégica do Escritório de Carreiras da USP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s