Skip to content

Criatividade, empatia e coragem são as habilidades do futuro – Parte III

26/09/2017

Captura de Tela 2017-09-26 às 15.17.09Fechando o ciclo das habilidades essenciais do futuro, que tal falarmos de coragem? Afinal, o que é coragem e por que é uma habilidade importante?

Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor da intimidação e da dificuldade em reconhecer o erro. É necessária para pessoas que precisam ir em frente, para aquelas que precisam tomar decisões – e quem não precisa, mas especialmente para aquelas que devem conduzir pessoas na busca de um objetivo comum.

Captura de Tela 2017-09-26 às 15.18.23Coragem é o início de tudo, pois é a base o que faz e fará a diferença nos anos que virão. Se você pensar na inovação, que envolve a criação de idéias inovadoras, precisa lembrar que essas ideias normalmente desafiam a tradição. Para desafiar a tradição, é necessário coragem.

A liderança exige tomadas de decisão muitas vezes duras, que contrariam outras pessoas. A liderança exige coragem. Reconhecer o erro, corrigir, recomeçar, tudo isso exige coragem e, se você não for capaz de fazer essas três coisas, possivelmente não terá flexibilidade
E a boa notícia é que, apesar de ser contrário à crença popular, a coragem é uma habilidade que pode ser aprendida, resgatada, exercitada, reforçada. Todos têm a capacidade de ser corajosos, a diferença está apenas na forma com que a manifestam.

Captura de Tela 2017-09-26 às 15.29.32Você pode ser aquele corajoso que tem iniciativa, sem medo de fazer tentativas, mesmo que muitas sejam frustrantes. Você é o tal pioneiro corajoso!

Ou você pode ser aquele que deposita confiança nos outros, sem a necessidade de controlar todas as situações, sem sentir-se incerto quando a iniciativa não é sua. Ah, você é o corajoso confiante e seguro.

E você pode ser aquele que é capaz de se levantar no meio de uma multidão ou de um grupo e dizer não àquelas ideias nas quais não acredita, àquelas ações que podem prejudicar um grupo ou mesmo uma única pessoa. Então você é o corajoso herói, defensor de causas nas quais acredita.

Captura de Tela 2017-09-26 às 15.31.21Enfim, coragem tem diversas faces, basta você ser capaz de reconhecê-las. Se você for capaz de saber o que o está limitando, será mais fácil encontrar a coragem para enfrentar.

O medo é um dos melhores convites à coragem, basta aceitar o medo que o paralisa e resolver superá-lo. Pequenos medos podem ser enfrentados para exercitar sua coragem e, quando você menos espera estará enfrentando monstros. Analise seus medos e ache aqueles pontos mais fracos de cada situação e vá enfrentá-las.

Comece sendo sincero com você mesmo a respeito de seus medos, não invente desculpas para escondê-los, nem para você nem para os outros. Se você conseguir pensar no que pode ganhar sendo corajoso em vez do que pode perder continuando com medo, certamente terá mais motivação para enfrentar.

Captura de Tela 2017-09-26 às 15.23.24Lembre-se que ser corajoso não é fazer tudo sem pensar. Ser corajoso implica em avaliar as reais consequências das decisões, ponderá-las de acordo com as próprias prioridades e com aquilo que estamos dispostos a perder para ganhar. Muito importante, também é avaliar os efeitos dessas decisões sobre as pessoas que nos rodeiam.

Todos ganham com pessoas corajosas por perto. Com menos medo e mais coragem, os profissionais são capazes de assumir projetos mais complexos, lidam melhor com a mudança e falam com mais segurança sobre questões importantes ou conflituosas. Profissionais corajosos tentam mais, confiam mais e compartilham mais ideias e experiências. Coragem, cada vez mais, é uma habilidade fundamental para enfrentar o futuro.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: