Skip to content

Líderes Exponenciais, os líderes que construirão o futuro

28/09/2017

Captura de Tela 2017-09-28 às 12.41.27.pngNossa realidade atual vem demandando rápidas mudanças de comportamento no ambiente do trabalho. Para tanto, precisamos trabalhar bastante as nossas lideranças, visto que serão elas que conduzirão os negócios a um patamar de maior sucesso.

No momento, temos visto muito pouca preocupação com o assunto, pois ainda contamos com lideres muito apegados ao pensamento linear, se agarrando a estruturas que em pouco tempo não farão mais sentido algum.

Para lidar com o trabalho e as empresas que serão criadas, precisamos urgentemente iniciar um movimento de preparar as pessoas para pensar e agir de forma diferente. Precisamos ter lideranças que pensem exponencialmente, sejam capazes de transformar, romper com formas arcaicas e tradicionais de fazer as coisas. Captura de Tela 2017-09-28 às 12.40.16

Esse novo líder, terá que ter uma visão ampliada, capaz de perceber nas informações com que conta, novas possibilidades, cenários diferentes, antecipando o inesperado que pode acontecer a qualquer momento. Tem que ter coragem de explorar o desconhecido a partir da análise do que lhe é familiar. Ele terá que ir além das tendências, das análises de risco tradicionais, tem que esgarçar sua curiosidade e se dar o direito de imaginar o que não é previsível.

Captura de Tela 2017-09-28 às 12.39.16O novo líder precisa ser inovador, o que vai exigir coragem para correr riscos e inclusive errar. Tem que abrir mão das estratégias conhecidas, abraçando a incerteza, acreditando que existem possibilidades de melhor exploração e experimentação em cada situação.
Um líder exponencial, sem dúvida, deverá ser capaz de pensar nas necessidades dos outros. Ele terá empatia em relação a quem vai comprar seu produto, pensará em oferecer soluções em vez de apenas produtos.

Captura de Tela 2017-09-28 às 12.36.45Ele deve entender o impacto que as novas tecnologias trazem para o negócio em que atua, compreender as mudanças que certamente virão e preparar-se melhor para elas. Portanto, ele precisará se familiarizar com essas tecnologias, conhecer as ferramentas e possibilidades e, mais do que tudo, pensar nas implicações éticas, sociais e morais que elas trazem não apenas para seu negócio, mas para a sociedade em geral.
Captura de Tela 2017-09-28 às 12.51.35Mais dos que tudo, um líder exponencial precisa ser capaz de exercitar sua humanidade ao limite, especialmente porque a tecnologia abriu espaço para novas formas de relacionamento, de contratação, de remuneração e de desempenho no trabalho. Dessa forma, compromisso com transparência e responsabilidade social são tão importantes quanto resultados financeiros. E, mais do que tudo, um ambiente de trabalho que traga satisfação e realização para as equipes é fundamental para construir um futuro melhor, com pessoas mais felizes, criativas e comprometidas.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: